TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO QUESTÃO SOCIAL , POLITICAS SOCIAIS E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordaremos sobre a questão social na sociedade brasileira, que iniciou com o capitalismo através da exploração da mão de obra do proletariado. Seus fatores causaram grandes mobilizações na classe trabalhadora ocasionando revoltas em benefício de melhores condições de trabalho.

A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção.

Outro ponto e a implantação das politicas sociais A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção, que direcionam-se ao exército de reserva de mão-de-obra usando essa demanda como uma justificativa para o crescimento do Estado.

Apesar de sua origem de defesa dos direitos dos trabalhadores, origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo.

DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social como profissão, está atrelado ao surgimento da “questão social”, que se deu com o aparecimento da burguesia e proletariado, pauperização crescente da classe trabalhadora, introdução de uma nova forma de introdução, orientado com condutas assistencialistas e filantrópicas, com um “alicerce” da doutrina social da Igreja Católica, ou seja, surge como resposta ao acirramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista, para o

“controle” da classe trabalhadora e a legitimação dos setores dominantes e do Estado.

Através dessas questões sociais que os trabalhadores começaram a lutar por melhores condições de trabalho, com protestos, manifestações. Com isso o Estado sentiu prejudicado e elaborou e implantou politicas sociais para conter os proletariados para continuar usando a força de trabalho de ambos.

Esse processo das implantações das politicas sociais até a Constituição de 1988 foi complexo, pois, necessitou de varias batalhas para sua implementação. A politica social foi, então, entendida como tática de intervenção do governo nas relações sociais ocasionadas no mundo da produção, ou seja, foi pautada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos.

A política social de sua base real de existência: a contradição entre a forma social da produção e a apropriação privada do produto socialmente produzido, que é o que funda o modo capitalista de produção.

A questão social idealiza uma perspectiva de análise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e trabalho. Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma análise na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superálas. É entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.

Dentro dessa dialética, a política social acaba por estigmatizar a população, quando as separa por idade, normalidade/anormalidade, transformando e reforçando a concepção de desviantes e desintegrados. No entanto, apesar de sua origem de defesa dos direitos dos trabalhadores, origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com