TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A QUESTÃO SOCIAL

A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX.

A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com uso das máquinas.

Até o final o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo, e produzia o que consumia, de maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

A Inglaterra foi a precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores entre eles, possuir uma rica burguesia, e pelo fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era forçado a grandes jornadas de trabalhos muitas vezes mais de 15 horas por dia, em troca de um salário baixo. Além disso, as mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar por horas exaustivas para sustentarem suas famílias.

Diante deste fato houve uma revolta com as péssimas condições de trabalhos, e os operários passaram a sabotar as máquinas. Outros movimentos também surgiram nessa época como o objetivo de defender o trabalhador.

Quando surgiu a revolução Industrial na Europa, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, neste caso não era permitida a abertura de Indústrias no Brasil, cabendo aos colonos comprarem produtos manufaturados de Portugal.

Portando o modo de produzir gerado pela Revolução Industrial começou a se desenvolver em nosso país somente no final do século XIX e início do século XX.

Foram os ricos cafeicultores de São Paulo com capital de sobra originário das exportações de café começaram a investir no setor industrial.

Foi na década de 1930 que o Brasil começou a mudar o seu modelo econômico e agrário para industrial.

* Alguns pontos positivos da Revolução Industrial:

  • Diminuição da dependência da importação de produtos manufaturados
  • Aumento da produção com diminuição de custos barateando o preço final dos produtos
  • Geração de empregos na Indústria
  • Organização de trabalhadores da Indústria em sindicatos, que passaram a lutar por melhores condições de trabalho e salários mais justos.
  • Avanço nas áreas de transportes

* Alguns pontos negativos da Revolução Industrial:

  • Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas indústrias passaram a jogar seus resíduos em rios e córregos)
  • Crescimento desordenado nos grandes centros urbanos em consequência do êxodo rural e aumento da vinda de imigrantes para as grandes cidades.

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país.

Pelos fatos negativos da Revolução Industrial surge a questão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com