TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia no Serviço Social

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.637 Palavras (15 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

[pic 1][pic 2]

Sociologia

Ana Cláudia Andrade de Arruda RA 442378

Cleudenice Silva Gonçalves RA 411388

Daniele Santana de Brito RA 426723

Ivanilda Pereira Da Silva RA 430993

Lélia Sueli Caramel RA 428697

Sirlei Paulino Gama RA 431915

Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Sociologia no Serviço Social”, ministrada pela professora Cláudia Benedetti.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Campo Grande/MS, 26 NOV/2013

Introdução

        O mundo vive em contínua transformação. A luta pelos direitos humanos e por melhores condições de vida tem sido o grande desafio dos povos nos quatro cantos do planeta. A sociologia vem nessa conjuntura estudar o comportamento das massas em função do meio onde vivem e como convivem interligados nos mais diversos grupos sociais. Ela busca entender os fenômenos sociais e compreender as diferentes sociedades e culturas.

Na verdade, a sociologia vive o desafio de constantes pesquisas, explorando as áreas do convívio humano desde a sua relação na família até a sua projeção nas maiores organizações.

Interações sociais e suas consequências são interesses comuns na sociologia.

Este trabalho nos levará a ter uma breve visão daquilo que trabalha a sociologia, pelo menos em alguns aspectos a ela relacionado, e como certo as pesquisas e estudos realizados, levará cada integrante do grupo a identificar, não só a sua primordial importância,como também a estreita relação com o Serviço Social.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

A Revolução Francesa de 1789 constitui um acontecimento histórico, aprofundamento simbólico das lutas sociais em prol de uma sociedade menos desigual. Buscava-se liberdade, igualdade e fraternidade,lemas que influenciaram e foram influenciados.Por meio dela,tinha-se a afirmação de que o rei não era mais o representante de Deus na terra, como era afirmado pelos governantes, nobreza e o clero que mantinha o povo limitado, controlado e oprimido.

O código 2 da Declaração estabelecia direitos naturais e imprescritíveis, direito de resistênciaà opressão. O povo tinha o direito de tirar do poder qualquer governante que se tornasse tirano. O impacto foi definido como fim da idade moderna e o inicio da idade contemporânea.

DECLARAÇAO DOS DIREITOS DA VIRGINIA

É uma declaração de direito estadunidense de 1776, que se inscreve no contexto da luta pela independência dos Estados Unidos da America.

Foi elaborado para proclamar os direitos naturais e positivados inerentes ao ser humano, dentre os quais o direito de se rebelar contra um governo inadequado. Dos direitos que devem pertencer a nós e a nossa posteridade, e que devem ser considerados como fundamento e a base do governo, feitos pelos representantes do bom povo da Virginia, reunidos em plena e livre convenção.

CARACTERÍSTICAS E DIFERÊNÇAS

As duas declarações se igualam nos direitos de resistência a opressão, de escolher seus governantes e se rebelar contra um governo inadequado, priorizando o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade.” As diferenças estão entre os povos, os direitos naturais e positivados inerentes ao ser humano, enquanto a cidade de Virginia fica no contexto de direito estadunidense, a independência dos Estados Unidos.

OS TIPOS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL E A DIVISÃO DO TRABALHO

Os princípios e as bases da solidariedade social e suas diferentes formas, como fatos fundamentais nas organizações sociais, segundo Émile Durkhein em sua tese, é de que a sociedade era mantida coesa por duas forças de Unidade, valores e crenças religiosas que denominou solidariedade mecânica, e a outra, a divisão do trabalho em profissões especializadas, que denominou de solidariedade orgânica.

Mecânica: é a fase primitiva da organização sócia que se origina das semelhanças psíquicas e sociais e até mesmo físicas, entre os membros individuais. E para manter essa igualdade é necessária a sobrevivência de um grupo, um entrosamento social baseada na consciência coletiva, severa e repressiva. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforme.

Orgânica: à medida que as sociedades se tornam mais complexa, a divisão do trabalho e as consequentes diferenças entre os indivíduos, conduzem a uma crescente independência na consciência. As sanções repressivas, que existem nas “sociedades primitivas”, dão origem a um sistema legislativo que acentua os valores da Igualdade, liberdade, fraternidade e justiça.

        A divisão do trabalho, característica das sociedades mais desenvolvidas, gera um novo tipo de solidariedade, sem base na semelhança entre componentes (solidariedade mecânica), mas na complementação de partes diversificadas. O encontro de interesses complementarescria um laço social novo, outro tipo de solidariedade com princípios, com moral própria, e que dá origem a uma nova organização social (solidariedade orgânica). Sendo seu fundamento a diversidade, a solidariedade orgânica implica uma maior autonomia, com uma consciência individual muito mais livre. Nas diferenças podemos afirmar que tanto na solidariedade orgânica como a mecânica tem em comum a função de proporcionar uma coesão social, isto, em uma ligação entre os indivíduos. Em ambas existem regras gerais, a exemplo de leis sobre direitos e sanções. Enquanto nas sociedades mais simples, de solidariedade mecânica, prevaleciam regras não escritas, mas de aceitação geral; nas sociedades complexas, de solidariedades orgânicas, existiram leis escritas, aparatos jurídicos também mais complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com