TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória da Estética

Por:   •  27/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Com base na filosofia, a estética, do grego “aistheike” (ou aisthesis), significa “aquele que nota, que percebe”,foi empregada pela primeira vez por Alexander Baumgarten (1750). Refere-se ao sinônimo do estudo da arte e do belo, ou seja, estudo dos julgamentos estéticos.

Na Grécia, a estética surgiu como uma matéria de filosofia juntamente com a lógica e a ética, formando assim o conceito do bom e do belo para os valores morais do homem. Filósofos se propuseram a pensar sobre a arte e o belo, tais como: Platão, Aristóteles, Kant, dentre tantos outros que com pensamentos ora divergentes ora convergentes deram valiosíssimas contribuições para pensarmos na arte e na beleza. Enquanto ciência, a estética trata das faculdades sensitivas que consiste na apreensão da beleza e das formas artísticas, incluindo harmonia das formas e das cores e dos costumes.

E foi no século XX que trouxe a grande revolução da estética, no séculos anteriores, os cuidados com a higiene não eram os mais adequados, aos olhos de hoje em dia, e a cosmética nem sempre foi bem aceita, mesmo por questões religiosas. A partir do século XVII, as noções e os outros produtos cosméticos começaram a entrar mais no cotidiano. Foi na primeira guerra mundial que aconteceu os grandes avanços, mudanças e conquistas, vem marcar a Grande Virada nos padrões da estética a luta das mulheres pela emancipação, com a sua ascensão no mercado de trabalho, três novas necessidades como o uso de calças, cabelo curto, e da feminilidade.

A estética continuava sua evolução tanto no que tange as referências nos padrões de beleza, como na construção de uma identidade profissional, com abertura de vários cursos superiores. O primeiro curso de Estética no Brasil aconteceu na década de 50 com a “Escola France Bel”, fundado por Anne Marie Klotz, e através do projeto de Lei nº 959/2003, surgiu a formação nos cursos de nível superior de cosmetologia e estética .Com a aprovação da Lei 13.643/2018, foi decretado à regulamentação da profissão que compreende a alteração de perfil do Esteticista e Cosmetólogo e a formalização do diploma, uma grande conquista de anos de lutas. O mercado mundial da beleza está em constante crescimento em razão da procura pelos mais variados tratamentos estéticos segundo o SEBRAE, o Brasil é o terceiro maior mercado da beleza do mundo, já que movimentou mais de 50 milhões em 2015, valor que tem de aumentar a cada ano.

Os tratamentos estéticos sempre existiram de alguma forma, antes mesmo do conceito da palavra, um exemplo disso foi a descoberta de pesquisadores em cima da rainha do egito, a famosa Cleópatra, que sempre se mostrou muito vaidosa, usando pigmentos, oléos entre outros. A cultura de cada sociedade determina alguns atributos, criando padrões de beleza, que vem mudando constatemente, assim como as técnicas, lembrando não é apenas a beleza, e sim saúde e bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com