TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transição para a Humanidade

Por:   •  31/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  3.625 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01

Em que consiste a teoria do ‘’ ponto crítico da cultura’’?

Resposta: Segundo Kroeber ‘’ a teoria do ponto crítico da cultura’’ consiste em como a cultura atua sobre o homem, que postula ser o desenvolvimento da capacidade de adquirir cultura um acontecimento súbito. A história da humanização de um ramo da família primata teve lugar uma alteração orgânica prodigiosa, embora bem pequena em termos anatômicos ou genéticos, provavelmente. Um animal cujo ascendentes eram incapazes, segundo as palavras de Kroeber,’’ de exprimir-se,aprender,ensinar, e de fazer generalizações a partir da infinita cadeia de sensações e objetivos isolados’ ’se tornasse capaz de tudo isso.

Ou seja consiste na evolução sobre a diferença entre os animais, e como e a atuação da cultura sobre o homem, um animal jamais poderá ser igual a um homem, mesmo que seja inteligente.

Mesmo tentando que um animal vivencie como um homem, não conseguiria fazer com que o animal agisse como tal.

Questão 02

Qual o principal argumento contrário à teoria do ‘’ ponto crítico de origem da cultura’’ apresentado por Clifford Geertz?

Resposta: Para Clifford Geertz,a cultura deve ser considerada ‘’não um complexo de comportamentos concretos, mas um conjunto de mecanismos de controle,planos,regras,para governar o comportamento, assim para ele todos os homens são aptos a receber o programa.’’

Ele afirma dos fatos sobre nós, o mais significativo pode ser finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas mas terminamos no fim tendo vivido só uma.

Fala que um homem não poderá ser um meio homem, que precisa ter uma cultura, que é diferente dos animais e por mais que tentem um animal nunca será um homem.

Além de destacar o agir destaca também a fala humana.

Questão 03

Quais as principais implicações da crítica a teoria do ponto crítico para uma nova maneira de encarar a cultura, apontadas por Geertz?

Resposta: Clifford Geertz aponta que mais importante, porém, que a revisão ou reinterpretação das antigas teses, necessária a teoria que considera a relação entre a evolução da anatomia do homem e a origem da cultura humana como relação mais sincrônica do que sucessiva são as implicações dessa teoria para uma nova maneira de encarar a própria cultura. É evidente de que os estados finais da evolução biológica do homem ocorreram após os estágios iniciais do desenvolvimento da cultura implica, como se nota que a natureza humana básica, pura ou incondicionada no sentido de constituição inata do homem é noção tão funcionalmente incompleta, que chega a ser inutilizável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com