TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 8

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Autora: Rosangela Feitosa dos Santos Macêdo

Orientador Local (Tutor Externo): Adriana Paula Montenegro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES 0257) – Estágio III

12/11/2017

1 INTRODUÇÃO

O relatório analítico tem por finalidade retrata Estágio Supervisionado na área de Serviço Social no CRAS I (Centro de Referência do Assistente Social) do município de Itabuna/Ba. O relatório também enfatiza o papel da supervisão de estágio e da acadêmica no processo de desenvolvimento técnico e aprendizagem do Serviço Social. 

A área de concentração de concentração escolhida foi: Assistente Social na área de saúde. A demanda escolhida para realizar a intervenção foi à violência contra as mulheres.

O Objetivo deste estudo é de informar sobre os procedimentos básicos realizados No CRAS I de Itabuna-BA, pois é uma área que serve como apoio para a área da saúde do município. O Serviço Social cresceu muito nos últimos anos no município e oferta serviços e programas captados pela instituição CRAS e a Secretaria de Assistência Social junto com á Prefeitura Municipal.

Ao desenvolver seu processo de trabalho, o serviço Social tem em vista a efetivação e consolidação dessas políticas e a transformação da questão social presente no cotidiano dos diversos espaços ocupacionais. Sendo assim, o processo de trabalho do Assistente Social se materializa no planejamento de programas sociais e na sua execução. Os Assistentes Sociais têm um perfil articulador, acolhedor e propositivo que lhes possibilita participar muitas vezes de equipes multidisciplinares, como coordenadores, dirigentes de grupos ou de projetos.

Durante o Estágio III foram realizados vários atendimentos na instituição como: serviços de acompanhamento familiar; inserção no PBF; encaminhamento/acompanhamento do PBC; Proteção básica nos domicílios; garantia de benefícios Eventuais; encaminhamento; atividades coletivas; inserção e acompanhamento da rede; convivência e fortalecimento de vínculos. 

O relatório também traz os relatos do Estágio III da supervisão de campo, mostrando como aconteceu o estágio e a minha atuação como acadêmica do curso de Serviço Social dentro da instituição e o meu desenvolvimento como futura profissional de Serviço Social. O profissional de Serviço Social, precisa está em constante aprendizado, pois a realidade da questão social, também está em constante mudança.

“O estágio é uma prática de aprendizado por meio do exercício de funções referentes à profissão será exercida no futuro e que adiciona conhecimentos práticos aos teóricos aprendidos nos cursos”. (Scalabrin e Molinari, 2013).

2 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição onde foi realizado o estágio foi o CRAS I (Centro de Referencia do Assistente Social), localizado na Rua F, nº 12, no bairro Jardim Grapiúna, na cidade de Itabuna-BA.  A Orientadora Pedagógica do estágio foi a Sra. Adriana Paula, o Supervisor de Campo responsável foi: Lia N. de Matos Andrade. A Estagiária: Rosangela Feitosa dos Santos Macêdo. O estágio 14/03/17 e terminou no dia 05/10/17 com carga horária de 300 hs.

3 APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O CRAS I de Itabuna foi fundado no ano 2006.  Tem como objetivo geral amenizar a vulnerabilidade social das famílias atendidas, no sentido de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É uma instituição classificada como de Pequeno Porte I. A população atendida pelo CRAS I é: crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza causada pela privação ou ausência de renda. São pessoas que vivem em como os bairros: Jardim Grapiúna, Santo Antônio, Centro Comercial, Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Monte Cristo, entre outros.

O CRAS tem por função organizar, coordenar, planejar e oferecer os serviços socioassistenciais públicos voltados para a proteção básica, e o PAIF Serviço de Atendimento e Proteção Integral á Família, buscando através destas políticas, fortalecer os vínculos sociais e afetivos dessas famílias, que se localizam próximas à instituição. Todas as famílias que necessitam desses atendimentos e de outros serviços de proteção social básica, são atendimentos e de outros serviços de proteção social básica, são atendidas e acompanhadas com orientações e encaminhamentos quando necessitar dos serviços. (BRASIL, 2009).

Os principais problemas que chegam ao CRAS I são por demanda espontânea, como a falta de renda, desemprego, falta de escola e creche para deixar os filhos e, assim, conseguir trabalhar, problemas de saúde, uso de drogas entre outros.

As demandas trazidas pelos usuários do CRAS são diversas e muitas vezes urgentes. A equipe multidisciplinar do CRAS I está sempre atenta e disposta a resolver os conflitos dos usuários, esclarecendo também quais são os seus direitos em relação ao que o Estado pode lhe oferecer.

4 ATIVIDADES DE ESTÁGIO REALIZADAS NO PERÍODO DE 14/03/17 À 05/10/17

Durante o estágio o acadêmico tem a oportunidade colocar em prática o seu aprendizado teórico, podendo aplicar na prática todo aprendizado adquirido em sala, para que no futuro próximo possa ter uma boa capacitação profissional. Abaixo se encontra uma tabela com os serviços com o confrontado técnico no exercício cotidiano do estágio.

ATIVIDADE

OBJETIVOS

QUANTIDADE

Inscrição e atualização do CAD.Único

Inscrever a população atendida pelo CRAS no CAD.Único

60

Convivência e fortalecimento de vínculos

Fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

25

Encaminhamento e acompanhamento do BPC

A realização de um benefício mensal para atender idosos com 65 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiência incapacitadas para o trabalho e para a vida independente.

31

Inserção e acompanhamento da rede

Garantir a participação social da comunidade na rede

10

Serviços de acompanhamento familiar

Fortalecer a função protetiva da família

21

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com