TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Domestica

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

  1. Apresentação---------------------------------------------------------------- 03    

 

  2. Justificativa--------------------------------------------------------------------04

 

  3. Objetivos -----------------------------------------------------------------------05

   

   3.1Geral-----------------------------------------------------------------------------05

   

   3.2Específicos -------------------------------------------------------------------05

   

   4. Público alvo--------------------------------------------------------------------06

   

   5. Metas a atingir-----------------------------------------------------------------06

   

   6. Metodologia--------------------------------------------------------------------06

   

   7. Recursos humanos----------------------------------------------------------07

   

   8. Parceiros ou instituições apoiadoras ---------------------------------07

   9. Avaliação-----------------------------------------------------------------------07

   

  10. Cronograma de execução------------------------------------------------08

 

  11. Bibliografia referenciada-------------------------------------------------09

                                                                     


1.APRESENTAÇÃO[pic 12]

    O presente trabalho foi elaborado com o propósito de analisar a importância da intervenção do Serviço Social no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, essa que atinge 2 milhões de mulheres no Brasil a cada ano. 

 Embora a violência esteja muito presente no cotidiano das mulheres, desde as formas mais sutis até as mais brutais, o combate e a prevenção apenas recentemente passaram a fazer parte da agenda do poder público no Brasil. No começo dos anos 80, o Movimento de Mulheres teve um papel fundamental na defesa deste tipo de ação governamental ao dar visibilidade e ao reivindicar que a violência de gênero fosse entendida como um problema social e político e, portanto, que merecia uma ação pública de governo.

Mas esse reconhecimento é ainda objeto de disputa e debate. Anos depois surge a Lei Maria da Penha que se tornou marco na defesa das mulheres vitima de violência. As agressões físicas provocadas pelos companheiros lideram o ranking mundial da violência doméstica, sendo que 52% dessa violência são de risco de morte.

    O presente trabalho foi elaborado com o propósito de analisar a importância da intervenção do Serviço Social no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, muitas dessas mulheres sentem medo de denunciar seus agressores.

   A violência ocorre tanto na rua quanto em casa, essa violência pode assumir várias formas, onde em todas as maneiras as consequências são desastrosas, causando danos temporários, permanentes ou até mesmo a morte.  O Serviço Social tem em sua proposta pedagógica o embasamento para a preparação de Assistentes Sociais engajados no enfrentamento das expressões da questão social, a partir de uma intervenção de maneira a promover a cidadania, acesso aos direitos, o combate às desigualdades e a promoção do individuo a condições de vida com justiça e dignidade.

 A violência domestica insere-se no rol de objetos de trabalho do Serviço Social,Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde, estima-se que a cada três mulheres, uma vivenciou algum tipo de violência.

      Foi feito um levantamento na delegacia da cidade de custódia PE; que de janeiro a setembro de mesmo ano já consta 30 caso de mulheres que sofreram violência domestica.

.     O assistente social nas questões de violência contra a mulher visto que a mesma atua, orienta, discute estratégias e encaminha as mulheres para onde possam receber atendimento e ter seus direitos garantidos. A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas e na maioria das vezes de forma silenciosa e dissimulada.

   Algumas mulheres não reconhecem os atos violento cometido pelo agressor como violência, mas sim como grosseria e ignorância.

 O projeto de intervenção estágio curricular II será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) situada na RUA: Francisco de Rezende, 48 BAIRRO: Cruzeiro. CEP: 56640-000-CUSTÓDIA – PE.

2.JUSTIFICATIVA

         No Bairro do Cruzeiro, durante o período de estágio foi diagnosticado diversos casos de violência doméstica. O projeto de intervenção é uma das atividades que o estagiário de Serviço Social tem que elaborar e executar durante o período de estágio supervisionado II.  É uma atividade tão importante quanto às outras realizadas, A escolha do tema foi devido à violação dos direitos das mulheres, por consideramos ser algo que acontece com muita frequência em nossa sociedade, um problema grave que aos poucos tem chegado ao conhecimento da população, Continuamente presente na maioria das sociedades, a violência conjugal é incessantemente invisível, o que significa dizer que é aceita socialmente como "normal", ou seja, e até mesmo esperado À elaboração desse projeto de intervenção se faz necessária devido o número de mulheres que denunciam ainda ser muito baixo, talvez pelo motivo das ameaças que sofrem constantemente. Assim como outras vítimas não denunciam devido à vergonha que sentem perante a sociedade ou por dependerem financeiramente, do agressor da mesma forma por acharem que “não vai adiantar nada”. A importância desse projeto de intervenção (violência doméstica contra mulher) será para conscientizar as mulheres vitimas que a violência que podem afetar de maneira devastadora suas vidas. “A violência é comportamento” que causa dano  a outra pessoa de diversos tipos e pode ser feita de diversas maneiras, e por isso, acabam por existir  inúmeras consequências não só físicas, mas também psicológicas, A finalidade desse projeto de intervenção é trazer informação para as mulheres vitima de violência doméstica, conscientizando-as a respeito da lei Maria da penha, com a Lei Maria da Penha teve alguns progressos, mas ainda resta muito por fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (314.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com