TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência contra a Mulher

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.449 Palavras (38 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]

NOME DO ALUNO

ANA LUCIA FELIZARDO

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

ARIQUEMES – RO

2014

[pic 2]

NOME DO ALUNO

ANA LUCIA FELIZARDO

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito total na obtenção do Título de Pós-graduação-Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

Orientadoras Prof.ª Adary Rosana Moreira Goes

ARIQUEMES– 2014

FELIZARDO, Ana Lucia, Violência contra a mulher. 2016. 40p. Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do Paraná, ariquemes– 2014.

RESUMO

Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as classificações de violência, especialmente nas situações de violência contra à mulher, abordando também alguns dos principais recursos legais direcionados na prevenção e amparo dessas mulheres. Identificando os tipos de violência sofrida pelas mulheres praticada por atuais ou ex,companheiro. Analisando os motivos que levam à violência doméstica. Mostrando o alcance da Lei Maria da Penha na prevenção da violência e na punição após esta acontecer. Essas mulheres vítimas de violência doméstica omitem a denúncia, e continuam a viver ao lado de se companheiro. Esta discussão deve servir para alertar mulheres quanto a seus direitos sociais e pessoais no que tange a sua autonomia, procurando para isso todos os meios necessários para que a violência não aconteça, e caso já tenha passado por isso, não volte a repetir. O estudo mostra as causas e as consequências que este tipo de violência deixa na sociedade. Trabalhando a bibliografia disponível em livros, revistas, sites, e notícias de jornal televisionado e escrito sobre o assunto tratado.

Palavras chaves: mulher, violência, Lei Maria da Penha.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        A VIOLÊNCIA        9

1.1        VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER        11

1.2        A VIOLÊNCIA DE GENÊRO COMO PROBLEMA SOCIAL        13

1.3        A VIOLÊNCIA COMO REFLEXO DA SOCIEDADE        14

1.3.1        Modelo de sociedade        16

2        CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA DE GENÊRO        18

2.1 CAUSAS MAIS COMUM        18

2.2        CONSEQUÊNCIAS        19

2.2.1        Consequências emocionais e psicológicas        19

2.2.2        Consequências físicas        20

2.2.3        Consequências na família        21

3        O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA        23

3.1        A FAMÍLIA E SEU PAPEL        23

3.2        A VÍTIMA E SUA ATITUDE        24

3.3        OS ÓRGÃOS DE DEFESA        24

3.3.1        A lei Maria da Penha - Histórico e alcance        25

3.3.2        Serviço Social        28

3.3.3        Políticas Públicas        29

3.4        AS LEIS DE PROTEÇÃO         29

CONCLUSÃO        33

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        35

INTRODUÇÃO

Este trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica mostra o entendimento da violência em suas diversas faces, identificando as mais comuns, os motivos que levam a ela, quais as reações que as mulheres vítima de violência têm em seguida, e quais as consequências deixadas na família.

Trata-se da Violência doméstica contra a Mulher no município de Ariquemes e esta parte foi por meio das reportagens locais, televisionado e em sites, analisando a incidência desse tipo de violência em Ariquemes. A partir disto realizando uma análise do alcance da lei quanto à prevenção de que a agressão volte a acontecer.

Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 33,86%, a agressão é semanal. Esses dados foram divulgados no Balanço dos atendimentos realizados de janeiro a outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher (Compromisso e Atitude 2016)

Na tentativa de entender quais são os fatores que podem contribuir para uma diminuição da violência, ou uma maior representatividade de mulheres que se encorajam a denunciar os agressores.

Compreendendo as faces e consequências na família quanto à violência sofrida pela mulher em Ariquemes

Mostrando às mesmas que formando um padrão cultural de que a violência contra a mulher e inaceitável esclarecer quanto aos seus direitos alertando sobre a necessidade de quebrar o silencio e denunciar aos órgãos competentes, mostrar a elas que não podemos nem devemos aceitar mais esse tipo de tratamento.

Quando as mulheres passaram a reclamar por seus direitos, notou-se uma maior atenção com relação à violência doméstica, manifestado por grupos feministas que lutam para eliminar esse tipo de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.8 Kb)   pdf (349.3 Kb)   docx (97.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com