TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criação do Serviço Social

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

A criação do Serviço Social e sua Pratica junto as Politicas Sociais

[pic 1]

Resumo

O artigo discute o conceito de politicas sociais sua historia e fundamentos, procurando enfatizar o seu desenvolvimento junto com a história da humanidade de maneira cronológica e seus momentos de inflexão, de rupturas e mudanças. A relação entre politica social e Serviço Social nos da uma visão de enfrentamento para uma construção de uma sociedade mais justa.

Palavras-chave: Politicas Sociais, Serviço Social

Introdução

O objeto de estudo desta dissertação é o Serviço Social e suas praticas juntos as Politicas Sociais. Analisa a atuação dos assistentes sociais,

  1. Politica Social

O surgimento das politicas sociais, como processo social, originam na junção dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. Sua origem é comumente relacionada aos movimentos de massa socialdemocratas ao estabelecimento dos Estados–nação na Europa ocidental do final do século XIX (Pierson,1991). Sua generalização situa-se na passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista, em especial após a Segunda Guerra Mundial. (Behring & Boschetti;2006, p.47).

O estudo das politicas sociais deve ser marcado pela necessidade de pensar as politicas sociais como concessões ou conquista, na perspectiva marxista .(Pastorini,1997, p.85). Assim as politicas sociais são entendidas como fruto da dinâmica social, da inter-relação entre os diversos atores, em seus diferentes espaços, e a partir dos diversos interesses de força.

A politica social e econômica estão relacionadas com a evolução do capitalismo com fundamentos no desenvolvimento contraditório da história (Vieira E.,2007, p.136) Tais politicas vinculam-se a acumulação capitalista e verifica-se, a partir daí, se respondem as necessidades sociais ou não, ou se é mera ilusão. Com as mobilizações operarias surge a politica social e a partir do século XIX com surgimentos de movimentos populares, ela é compreendida como estratégica governamental. Ainda nessa recente sociedade industrial, inicia-se o conflito entre interesses do capital e os do trabalho.

O período que vai de meados do século XIX ate os anos de 1930, é marcado pelo liberalismo e sustentado pela concepção do trabalho como mercadoria e a sua regulação pelo livre mercado. O estado liberal é caracterizado pelo individuo que busca seu próprio interesse econômico proporcionado o bem estar coletivo, predomina a liberdade e competividade, naturaliza a miséria, mantem um Estado mínimo, ou seja o Estado assumi um papel neutro, significando que a pobreza dever ser minimizada pela caridade privada. Os princípios defendidos pelos liberais e assumidos pelo Estado capitalista, o enfretamento da questão social é repressivo e seguido de mudanças reivindicas pela classe trabalhadora que foram melhorias tímidas e parciais sem atingir as causas sociais. Mesmo no período pos-Segunda Guerra as reformas sociais não atingiram esses objetivos não foram alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com