TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A essência do conceito de "sustentável"

Artigo: A essência do conceito de "sustentável". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  168 Visualizações

Segundo Kazazian (2005), sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, envolvendo ações de cunho social, ambiental e econômico. A população está cada vez mais atenta ao futuro do planeta, levando em consideração não só o método correto de descarte de lixos, mas também, dando prioridade a adquirir produtos de empresas sustentáveis, como roupas, alimentos, entre outros.

Para Gansky (2011), as pessoas estão buscando cada vez mais um estilo de vida sustentável. Os padrões vêm se modificando durante a última década e essas mudanças estão se acelerando, indicando o crescimento fenomenal dos chamados fatores “verde” de decisão de compra3. A partir de uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group4, um total de 73% dos consumidores relata sentir que é importante ou muito importante que as empresas tenham um bom histórico ambiental.

[...] nos últimos anos a sociedade passou a entender melhor os conceitos do “sustentável” e os criadores, por sua vez, passaram a compreender que nada pode ser 100% sustentável e que qualquer prática de sustentabilidade é bem-vinda na produção de um produto (BERLIM, 2012, p.88).

Na moda, as questões relacionadas à sustentabilidade envolvem desde a produção das fibras, confecção das peças, consumo até o descarte do produto final. Dessa maneira, a moda pode se apropriar de diversas técnicas que colaboram para a preservação do meio ambiente e respeitando a comunidade local.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com