TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A falácia do vimismo

Por:   •  24/5/2015  •  Dissertação  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

"VOCÊ ESTÁ SENDO VITIMISTA" "NÃO PRECISA SE VITIMIZAR" "SEM VITIMISMO POR FAVOR"

Vitimismo é uma palavrinha que é muito usada quando um oprimido aponta uma opressão. Sempre usam de maneira falaciosa, tentando silenciar, menosprezar a vivência, os sentimentos de uma pessoa que mostra sofrer com determinada violência.

Essa palavra é horrorosa porque a gente vive em mundo onde há exclusão, opressão, desigualdade social, estupro, racismo, gordofobia, transfobia , homofobia, trabalho escravo, pedofilia, capacitismo, elitismo... E não é porque você não sofre com problemas do tipo que eles não eles não existam. Eles existem e causa dor a todos esses grupos que são invisibilizados pela sociedade. Se você não presencia isso deve ser pelo motivo de:

1 - Você é privilegiado de muitas formas, não entra em contato com pessoas oprimidas.

2 - Você é egoísta, não sai da bolha da hipocrisia, é incapaz de ter empatia.

3 - É uma pessoa que naturaliza essas opressões, pois elas estão enraizadas fortemente na nossa cultura. Por isso você acaba reproduzindo discursos problemáticos, sem analisá-los. Isso não significa que você deva cagar regra na vida alheia.

Existem grupos no mundo que sofrem com falta de equidade, justiça social. Contrapondo essas violências, existem movimentos sociais que resistem e lutam pelos seus direitos, em busca de sociedade mais justa. Eles não estão se fazendo de vítimas, eles lutam para que nenhum ser humano sofra privação de direitos, violência, vulnerabilidade, negligência. Geralmente as pessoas que se encontram na militância, passaram por essas opressões na pele.

É extremamente doloroso ver a falta de empatia das pessoas, a ignorância e a falta de boa vontade delas de saírem da zona de conforto para desconstruir e parar de reproduzir atitudes que ajudam a eternizar ciclos opressores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com