TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do serviço social

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ITALO BRASILEIRO

TRABALHO

HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

PROFESSORA. M. Fatima Cardoso

Disciplina; Fundamentos Históricos e metodológicos bases sociais.

                São Paulo 2014

        

História do serviço social na América Latina

As assistentes sociais surgiram, no Chile em 1925 a profissão, Alejandro Del Rio que fundou as primeiras instituições.

Elas mostravam seus trabalhos nas instituições por amor e gostavam de praticar o bem, com a influencia de pensamento e proposta  do DR Alejandro Del Rio, medico organizador no serviço social e também com projetos de classes, conferia o serviço com potencial sendo que na profissão tinha seus riscos.

A igreja católica colaborava pelo surgimento do serviço social e também tinha muita força e poder sobre o serviço e na politica.

Nas fabricas de renda as crianças começam a trabalha muito cedo para seu próprio sustento já eram exploradas suas cargas de horas eram de onze horas, essas crianças eram mal  tratadas e  situação precárias a fabrica de renda era sua única forma de sustento para os capitalistas.

O fato que sempre haverá desigualdade nas relações a sociedade e dividida esta e a realidade de classes, as duas se unem pois sem trabalho não gera capital.

A força crista intervindo ao proletariado para não prejudica o capital, os operários trabalhando muito e sendo explorados  não podendo negar suas participações no trabalho.

A igreja não queria que os pobres fossem tratados como escravos, mas tinham que trabalha  para ganha seu salario, fazer caridade aos pobres  e os ricos fazendo o bem adquiria amizade e também amor fraterno, o estado defendia a religião e juntos assumia e tinha um poder muito forte com as classes sociais e juntos encontrando uma solução, e dando suporte para educação  

Os assistentes sociais tinham a consciência dos seguimentos na religião e politica a igreja católica proporcionava trabalhos técnicos no centro de formação  faziam trabalhos artesanal com a iniciativa da igreja e das senhoras.

Na época que surgi a profissão a fé católica e juntos com as classes emergentes para a produção de serviço social.

A estratégia da ação divina tiveram lucros na produção e nas relações assim fortalecendo as classes para a educação familiar em busca de harmonia, e de ação social  patrocinado pelo Estado.

Os trabalhadores das minas e das plantações trabalhavam em péssimas condições fazendo seu trabalho com caridade e fé.

Sendo que na manutenção da família havia o mandato divino o homem ficava a mercê do capital que os operários próprios assumissem sua própria produção

Estavam presentes a frações classistas dominantes com propostas católicas para que não houvesse os males sociais, a influência da igreja católica nas relações em discursos nos tempos capitalista pela doutrina de forma social e harmoniosa.

No Chile nos anos vinte aparecem novas mudanças no país, os operários conquistaram novos espaços na sociedade chilena lutando pelas suas demandas.

Alessandri enquanto se manteve no poder conseguiu sua proposta de código do trabalho em 1921 que fosse aprovado pelo senado, na década de vinte teve uma crise institucional e protestos nas classes sociais são fatores indispensáveis no sistema socialista e anarquista.

O serviço social esta na classe operária, na sociedade chilena e nas classes dominantes junto com a burguesia chilena e pioneira em diversas reivindicações populares e operarias.

O Estado em busca de resposta com problemas de previdência social, habitação condições de trabalho saúde publica e salários.

As lutas de classes eram constantes com dificuldades fiscais e crise no Estado.

A escola Elvira Matte Cru chaga, identificação sobre o serviço social chileno a atenção estava voltada pela escola do Dr Del Rio que exerceu um papel importante, elaborou um plano de cursos religioso, psicologia, pedagogia, sociologia, economia social etc.

O estado tem a garantia junto com rei o governador para garanti a proteção das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com