TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura na construção do indivíduo

Por:   •  22/6/2017  •  Artigo  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÃNCIA DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO

Acadêmica do Serviço Social

A leitura é a maior fonte para se adquirir conhecimento. Sendo portanto, fator indispensável na construção do indivíduo, desenvolvendo suas capacidades intelectuais e físicas, possibilitando-o integrar-se efetivamente a sociedade. O hábito de ler deve ser estruturado desde a infância, para que a criança o tenha como algo importante e prezeroso, tornando-se culto, dinâmico, crítico e perspicaz em sua vida adulta. Contudo, essa não é a realidade dos dias atuais.

O descaso das escolas, a negligencia dos pais e a falta de interesse do aluno, compõe essa perigosa desvalorização da cultura básica no país. O que nos é ensinado nas escolas, basicamente resume-se a decifrar os signos do alfabeto e conhecer a gramática da língua portuguesa, sem se importar com a compreensão e interpretação da mensagem que o texto quer passar, ou seja, formando indivíduos analfabetos funcionais.

Prova disso, é que no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2014, mais de meio milhão de alunos zeraram a redação. Segundo Soares (2006), o problema pode ser atribuído, numa análise simplista e superficial, a má qualidade do ensino público. Como meio de complementar a educação ofertada nas escolas, milhares de estudantes tem recorrido a cursinhos preparatórios.

Nos últimos anos, muitos desses cursinhos foram abertos em todo Brasil. Segundo o IBGE, uma média de dez milhões de brasileiros estão matriculados em algum tipo de cursinho (para ENEM, vestibulares ou concursos públicos). Ainda segundo Soares:

“ A grande maioria dos ‘cursinhos’ prepara o aluno apenas para realizar a prova, mas não desenvolve nele o raciocínio, o senso crítico e o conhecimento de base. Obras literárias importantes são resumidas de forma pobre e descaracterizada, em poucos parágrafos. As apostilas são confeccionadas sem estudo prévio, ao contrário do que ocorre com os livros, que demandam anos de pesquisa por profissionais, especialistas, intelectuais, escritores e cientistas, contendo ilustrações detalhadas e informações completas. ”

Mesmo com toda tecnologia disponível, nossos jovens ainda carecem de informação. São habilidosos ao manipular aparelhos ultramodernos, conectam-se com pessoas de vários países, mas são pobres de vocabulário, “assassinam” a língua portuguesa e ignorantes de informação.

É impossível pensarmos num Brasil desenvolvido, quando temos uma educação medíocre, nossos jovens sem preparo algum para lidar com o mundo em que a informação é primordial, sem valores humanos, cujo talento, cultura, criatividade e preparo são requisitos fundamentais para o desenvolvimento. Sem educação não existe desenvolvimento.

Não é tarde para reverter o quadro de analfabetismo funcional que estamos vivendo. Não é tarde para despertar nas nossas crianças e jovens o hábito da leitura. Mas, para isso é necessário que as autoridades, educadores, professores e os pais, em uma ação conjunta, incentivem e ofereçam-lhes meios de acesso, sejam livros, jornais, revistas físicas ou eletrônicas. Assim construiremos uma sociedade inteligente, culta, capaz de conduzir nosso país a outros patamares.

“Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -  inclusive a sua própria história. ” (Soares, 2006.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com