TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

A importância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social

A pratica da pesquisa em serviço social é embasada por diversas transformações ocorridas na organização do conhecimento e suas expressões em cada contexto histórico.

Inicialmente a aproximação do serviço social com a pesquisa deu-se de maneira superficial, pois consistia apenas em coleta de dados acerca das condições de vida e os aspectos comportamentais dos usuários, entretanto, coletar dados não significava estritamente investigar.

A tem uma importância impar para a formação profissional, especificamente a partir da década de 80 (intenção de ruptura). quando a profissão se coloca como objeto de estudo e consequentimenti,há uma intensificação em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas.Com isso o serviço social procurou se envolver com a elaboraçao teórica, passando a pesquisa a integra a dimensão pratica da profissão a ser um elemento essencial na formação teórico-metodológico profissional.

A pesquisa social é um elemento fundamental em todas as áreas e não é diferente no caso do assistenti social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma determinada comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população.

Para tanto o espirito investigativo do assistenti social deva esta presente nesse momento, onde ele ira investigar e coleta dados com o intuito de ir além, de saber mais e chegar a determinada conclusão.

A pesquisa social ao ser incorporada a pratica profissional leva o assistenti social a reinventar, reconstruir permitindo uma autoanalise e revisao permanente da realidade posta na sociedade contemporânea.

Etapa 2

O não cumprimento das condicionalidades do programa bolsa família

As condicionalidades do programa Bolsa Família são compromissos assumidos pelas famílias nas áreas de saúde, educação e assistência social para continuarem a receber o beneficio monetário da bolsa família .Na área de saúde, os compromissos consistem no acompanhamento da saúde das gestantes,nutrizes,crianças menores de sete anos de idade.

Na educação as condicionalidades previstas são as matriculas e a frequência escolar mínima de 85% ´para crianças e adolescentes entre 06e15 anos.Todas as crianças e adolescentes das famílias beneficiadas nessa faixa etária inclusive aquelas para quais não ocorre o pagamento da parcela variável do beneficio, devem cumprir essas condicionalidades a ser acompanhadas.

As condicionalidades são consideradas parâmetros mínimos de acesso a direitos que o programa Bolsa Família se propõe a alcançar com cada uma das famílias beneficiadas. O cumprimento da totalidade das condicionalidades contitui,portanto um dos fatores de exceto do programa Bolsa Família em sua missão de contribui para a superação da condição de pobreza e extrema pobreza das famílias.

Assim a partir dos dados levantados no equipamento cras-Alberto Nogueira Irará-Ba, localizado na Rua Emilio Timóteo da Silva. n26,tendo atendimento de segunda a sexta feira,pude observar uma grande demanda do equipamento,que é o não cumprimento das condicionalidades do bolsa família.

Este trabalho se justifica pela potencialidade de contribuir na divulgação e promover reflexão para realização de uma intervenção eficaz na divulgação e promoção de ações voltadas a essa demanda.

Etapa 3

Objetivos Gerais

Analisar os motivos que levam as famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família a não cumprirem com as condicionalidades, proporcionando meios eficazes levar informações necessárias e fundamentais sobre o PBF aos beneficiários, e a importância do cumprimento das condicionalidades de maneira clara e objetiva, com o intuito de favorecer o usuário a entender melhor o que os leva a não cumprirem com os critérios exigidos pelo programa Bolsa Família.

Objetivos específicos

  • Reforça as informações junto a população de maneira a mostrar a importância do cumprimento das condicionalidades do PBF,para que os usuários possam permanecer no programa
  • Utilizar as informações dos próprios usuários de maneira a identificar o que os leva ao não cumprimento das condicionalidades,procurando mostra-lo as consequência dos mesmo
  • Identificar as informações já existentes para que cheguem de maneira mais clara direta e objetiva aos usuários
  • Orientar através de palestras as famílias beneficiadas pelo PBF e a toda população da importância das condicionalidades enfatizando que é um direito deles usufruírem dos serviços ofertados pelo poder publico

Justificativa Geral

O tema foi escolhido devido as observação feito durante o estagio, onde pode perceber a grande demanda do equipamento em pesquisa. A maioria das famílias atendidas pelo equipamento cras Alberto Nogueira, encomtra dificuldade em cumprir com os compromissos do PBF, sendo que grande parte dessas famílias procuram o equipamento em busca de solucionar o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com