TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inserção da mulher

Por:   •  16/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 9

Ao longo dos anos, a mulher vem sofrendo grandes transformações em seu papel na sociedade e isso se deve a sua entrada no mercado de trabalho e ao movimento feminista que lhe deu direito de atuar em qualquer espaço, seja ele familiar ou profissional frente à sociedade.

Antigamente a mulher era vista apenas como donas de casa, submissa ao homem e tratadas como objetos, hoje em dia tudo isso esta a cada dia deixando de existir graças a luta e a perseverança das mulheres para conquistar seus direitos e deveres, luta essa que começou há tanto tempo e que hoje ainda continua a existir.

Castells (2002) diz que, antes o trabalho da mulher se restringia ao lar, nos últimos anos ela passou, em muitos casos, a ser a principal provedora de seu lar e essas movimentações feministas fizeram com que ela deixasse de ser esposa e mãe por tempo integral e tivesse a oportunidade de refazer sua identidade como profissional, mãe e esposa

Muitas são as conquistas alcançadas pelas mulheres, essa atual realidade não deixa de ser uma grande vitoria, mais ainda tem muito que lutar, a Constituição Federal determina que “todos são iguais perante a lei”, mais infelizmente não é o que acontece, afinal vivemos ou não em numa democracia?

 Na sociedade ainda existe discriminação, machismo e desigualdade entre homens e mulheres, além de tudo isso a mulher ainda sofre com preconceitos e desafios na sua luta por direitos iguais aos homens, a questão dessa desigualdade de gênero não foi extinta, ainda existe aquele pensamento tradicional, porem essa desigualdade de gênero no mercado de trabalho ainda esta em processo mesmo com toda essa evolução a favor da mulher a mesma continua em desvantagem no que se refere à desigualdade de salários, o índice de empregos com carteira assinada dos homens é maior que a das mulheres, mesmo com importantes cargos conquistados pelas mulheres as mesmas ainda são consideradas sexo frágil.

É importante ressaltar que hoje a mulher brasileira conquistou um grande espaço na sociedade e no mercado de trabalho, a mulher hoje em dia precisa trabalhar fora, ser independente, e também precisa ter seu tempo para cuidar da casa, seus filhos e marido. A mulher vem ao longo dos anos aprendido a lidar e discernir as dificuldades encontradas nas suas jornadas duplas no lar e fora dele, a cada dia elas tem participado da construção de uma sociedade mais justa, a mulher sai do anonimato e se encaixa na sociedade na qual é dotada de direitos e deveres assim como o homem.

Para  Abramo (2001) a maior participação das mulheres no mercado de trabalho não foi acompanhada por uma diminuição das desigualdades profissionais entre homens e mulheres. Estas ocupam alguns setores e profissões, uma segmentação que torna mais forte as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

O “sexo frágil” está a cada dia mais deixando de existir e nisso esta dando lugar a mulher independente, trabalhadora, imponderada reivindicando seus direitos e conquistando seu espaço perante a sociedade, vem derrubando tabus, e aos poucos a mulher vem se tornando figura importante na sociedade atual cedendo espaço a presidenta, diretora, executora, mestres, doutoras e etc.

A inserção da mulher no mercado de trabalho foi marcada por um período de dificuldades e problemas, há anos vem de discutido a participação da mulher no mercado de trabalho, naquele tempo acreditava-se que era possível conciliar seus deveres de casa, filhos e marido com os deveres profissional e foram à luta para obter essa conquista.  

A luta por igualdade entre homens e mulheres foi acontecendo por conta de vários atos do movimento feminista, esse movimento tem por objetivo de lutar por direitos iguais entre homens e mulheres, lutar por sua própria autonomia, direitos trabalhistas, integridade do seu corpo incluindo direitos iguais nos salários e licença a maternidade. Com o passar dos anos esse movimento foi ganhando forças e visibilidade e assim as mulheres foram ganhando o seu espaço no mercado de trabalho e em outras áreas de atuação na sociedade.

 

Conforme Priore(1997) o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho foi contribuído, também, pelo aumento do custo de vida e a monetarização da economia, forçando as mulheres ajudar no rendimento familiar. A integração das mulheres no mercado de trabalho inicialmente foi em setores com elevadas taxas de feminilização. O emprego feminino concentra-se de trabalhadoras do setor de saúde, industria têxtil, comercio a retalho, professoras, cabeleireiras, manicures, funcionarias publicas. Mas o contingente das mulheres trabalhadoras esta concentrado no serviço domestico remunerado. Isto significa que um conjunto de importantes setores empregado, as mulheres são maioria.

Apesar das mulheres hoje ter conquistado seu espaço no mercado de trabalho, ter cargos importantes ainda existe preconceito e é importante ressaltar que a mulher ainda luta para obter direitos iguais aos homens.

Com o passar do tempo, as mulheres foram se organizando e, assim, ocupando espaços, lutando por seus direitos, para que a sociedade as visualizassem de forma igualitária aos homens, e não apenas como dona de casa que devesse obediência aos maridos. É assim que o movimento feminista passou a reivindicar.

[...] funções iguais, salários e direitos iguais; igualdade de

       Oportunidades no acesso ao mercado de trabalho e a ascensão e

Aprimoramento profissional. Todas essas bandeiras são parte do processo

de conscientização da mulher de seu própriovalor e da necessidade de que

ela se coloque como agente de sua liberação ( ALVES,2007,p.65)

As conquistas pelas mulheres no mercado de trabalho se deram pelo empenho, organização e lutas incansáveis pelos direitos iguais. Hoje o perfil da mulher  é bastante diferente daquele de alguns séculos atrás, além de obter cargos importantes em diversas áreas de trabalho, ainda sim consegue exercer com grande responsabilidade seu papel tradicional de cuidadora do lar, elas fazem a maior parte dos serviços de casa, trabalhar fora é uma grande conquista, conseguir dinheiro, admiração e reconhecimento de exercer um bom papel é motivo de orgulho pra todas, hoje a mulher tem maior autonomia, liberdade de expressão, decisão e voz. Podem decidir o que querem, não são mais submissas ao homem, não podemos dizer no geral, mais a grande parte não depende mais dos homens, são independentes.

As mulheres sofrem mais do que os homens como estresse de uma carreira, pois as pressões do trabalho fora de casa se duplicaram. As mulheres dedicam-se tanto ao trabalho quanto o homem e, quando voltam para casa, instintivamente dedicam-se com a mesma intensidade ao trabalho doméstico. Embora alguns homens ajudem em casa, não chegam nem perto da energia que a mulher tende a dar.

                                            Recordo-mede uma palestra de Tom Peters, proferida em 2000.

Perguntaram-lhe: “Se o senhor tivesse uma grande empresa e fosse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com