TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A política de assistência social

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Entre os anos de 1960 a 1988, houve uma mudança na assistência social, durante o regime militar foi implantado na assistência social uma concepção de que a pobreza era sinal de problema, e desta forma as famílias pobres se submetiam a um programa de reforma e de correção que determinava uma mudança no comportamento dos cidadãos para que cumprissem as leis no país. Após os anos 70 percorreu pelo país varias movimentos sociais que mudaram a assistência social da época, ocorreu então à ruptura com o autoritarismo. Em meados dos anos 1980, já em processo de abertura política, passa a ser recorrente o uso de outra terminologia para identificar a pobreza e a “exclusão social”.

Desenvolvimento

A partir dos anos 60, houve a caracterização das políticas públicas decorrente ao golpe militar de 1964, havendo criticas pela direção das políticas públicas. O regime militar foi caracterizado pelas intervenções no Estado de forma repressiva e autoritária.

Com o processo de urbanização em ritmo acelerado, houve assim o inchaço dos centros urbanos, provocando a expansão da pobreza por falta de qualificação para o mercado de trabalho.

A assistência social teve que absorver os fundamentos da ditadura militar, assim coerentemente com a maneira governamental estipulada da época. A assistência social operava pela LBA (Legião Brasileira de Assistência) com a FUNABEM (Federação do Bem-Estar do Menor) que apresentavam características centrais, voltadas para o contingente de famílias em situação de pobreza. A assistência social coube a função de promover a integração da população vulnerável a estrutura social instalada.

O temor governamental de fato era pela desarmonia social, que os grupos os quais se referiam como “marginais do sistema social” pudessem causar. A assistência social da época incorporou concepções das instituições públicas e entidades privadas que consideravam a população em situação de pobreza “uma ameaça social”, por isso introduzindo a população pobre ao atendimento com fins de corrigir e reformar, ou seja, moldar um cidadão que respeita as leis e moral do país.

No final da década de 70 houve uma importante ruptura com o poder autoritário por conta de iniciativas dos movimentos sociais. Entre esses movimentos havia as organizações de assistência social.

As questões relacionadas á população que estão na pobreza, estavam em pauta. Entre as políticas públicas, apresentava-se a política econômica que submetia as demais políticas de cunho social aos sucessivos planos econômicos para conter a inflação.

Setores organizados da sociedade começavam a atuar na contrarresposta à dominação e à repressão. As organizações que desenvolviam programas e serviços de assistência social passaram a adotar os princípios e métodos das práticas educativas. Com aceleramento do inchaço das metrópoles, do êxodo rural e da falta da infraestrutura, houve mudanças de comportamento e de costumes. Quando a população chegou aos centros urbanos, encontraram uma situação de abandono, não tinha politicas publicas com acesso ao trabalho e ao emprego nas áreas da saúde, de habitação, de educação de lazer e de assistencial social.

Os familiares eram bem próximos e a constante presença física e de referência cultural e educativa passaram a ser dispersas e marcadas pelo distanciamento físico e cultural. Esse distanciamento produziria efeito nefasto além da ausência da convivência do grupo familiar, ele também não contava com um sistema de proteção social com serviços e programas asseguradores de direitos. Predominava, entre essas famílias, o subemprego ou o desemprego, cada grupo familiar submerso em uma dinâmica de luta pela sobrevivência e diante de um quadro socioeconômico de recessão teria que contar com todos os componentes da família, para a geração de renda.

A pobreza constituiu a partir da multiplicidade de fatores relacionados aos aspectos socioeconômicos e políticos de como se organiza a sociedade. E assim, na década de 1980, passa a ser recorrente o uso de outra terminologia para identificar a pobreza e a “exclusão social”. A expressão configura o distanciamento de uma parcela da população do acesso e usufruto dos bens e serviços socialmente produzidos. Também envolve o binômio inclusão/exclusão, portanto, o desafio de decifrar as diferentes expressões da questão social ao mesmo tempo em que impõe a necessidade de disponibilizar o acesso aqueles que se encontram em situação de exclusão.

As políticas públicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com