TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRAS: Um novo espaço de intervenção do assiste social

Por:   •  6/3/2019  •  Monografia  •  15.429 Palavras (62 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 62

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

MARIA VIEIRA SILVA VIANA

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL CRAS: um novo espaço de intervenção do Assistente Social

Santa Cruz/ RN

2017

MARIA VIEIRA SILVA VIANA

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL CRAS: um novo espaço de intervenção do Assistente Social

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Serviço Social.

Tutor orientador:

Santa Cruz/ RN

2017

VIANA, Maria Vieira Silva. CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL CRAS: um novo espaço de intervenção do Assistente Social. 2017. 51 p. Monografia (graduação em Serviço Social) – Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do Paraná. Santa Cruz, 2017.

RESUMO

O presente estudo busca refletir sobre a atuação do Assistente Social no Centro de Referência do Assistente Social - CRAS e como forma de auxiliar a compreensão do tema deste artigo, iremos explanar sobre a Política do assistente social, resgate histórico das políticas sociais, Política Nacional de Assistência Social - PNAS, a profissão do assistente social, sua Lei de Regulamentação profissional, o surgimento do serviço social no Brasil, o CRAS e a atuação do assistente social neste cenário. Demonstraremos com isso, a importância do CRAS e do papel desse assistente em um ambiente social tão modificável graças as constantes transformações que o mundo e consequentemente o Brasil sofre diariamente, recaindo na sociedade como um todo. O objetivo geral da análise é discutir sobre o CRAS e a mediação do Assistente Social neste ambiente. Objetivos específicos: demonstrar a importância do Centro de Referência; conhecer o papel do profissional Assistente Social; certificar a necessidade de existir no CRAS profissionais qualificados, éticos. Justifica-se a escolha pelo presente tema devido a Assistência Social historicamente ser uma política que capta muitos assistentes sociais, e esse crescimento é visível após a efetuação da Política Nacional de Assistência Social; e o CRAS por ser uma unidade nova da Política de Assistência Social. A metodologia da pesquisa foi feita pela coleta de dados levantados por meio de revisão bibliográfica, utilizando-se para tal livros, sites, artigos que abordam conteúdos sobre o CRAS; o papel do Assistente Social; a Assistência Social no Brasil; políticas e direitos do assistente social; PNAS. A pesquisa realizada nos fez concluir a importância do assistente social para o correto e atuante desempenho na gestão territorial da rede sociassistencial de proteção social desempenhada pelo CRAS.

Palavras chaves: Assistente Social. CRAS. Proteção Social.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLITICA DO ASSISTENTE SOCIAL 07

1.1 Resgate histórico das políticas Sociais 09

1.2 A Política Nacional de Assistência Social 15

2 A PROFISSAO DO ASSISTENTE SOCIAL 19

2.1 Lei de Regulamentação do profissional assistente social 24

2.2 O surgimento do Serviço Social no Brasil 26

3 O CRAS 29

3.1 A atuação do Assistente Social no CRAS 34

4 CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM NOVO ESPAÇO DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL 39

CONSIDERAÇÕES FINAIS 44

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 45

INTRODUÇÃO

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, opera em áreas com maior indefensabilidade social, onde a sua principal responsabilidade é possibilitar a fortificação da ação protetora das famílias, ocorrendo assim uma constante necessidade de introduzir novos recursos para o aperfeiçoamento do atendimento e de seu cumprimento.

Este Centro simboliza a estrutura física local essencial para a proteção social primordial, efetuando assim papel central na localidade onde se encontra, dispondo como missão exclusiva a oferta pública e o ofício social com crianças, jovens, adultos e idosos através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e da gestão territorial da rede sociassistencial de proteção social.

Nesse âmbito mostra-se o Assistente Social, profissional de caráter político, social, interventivo e crítico, que se favorece com benefícios e vantagens frente a conhecimentos científicos, multidisciplinares das Ciências Humanas e Sociais para a pesquisa e a ingerência nos diversos questionamentos sobre a “questão social”, ou seja, no conjunto de disparidades que se originam da contrariedade existente entre a sociabilização da produção e o apoderamento individual dos frutos do trabalho.

É vista como uma das poucas profissões que possui um profissionalismo linear hegemônico e coletivo, conceituado como projeto ético-político, que foi elaborado pela categoria a partir das décadas de 1970 e 1980, exteriorizando a pactuação da categoria com a formação de uma ordem societária nova, democrática, mais íntegra e garantidora de direitos universais; tendo seu delineamento claramente expresso na Lei 8.662/93, no código de Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares. A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.2 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com