TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão social no Brasil

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

A questão social no Brasil inicia-se tardiamente, somente no século XIX, onde começa as lutas por melhores condições de vida e de trabalho.Trabalho este que era baseado apenas no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação até então dependente dos grandes centros de econômicos, com a introdução da questão social o estado começa a entender que essa realidade pode sim mudar e que a questão social realmente já existia, porem a policia era lido como obstáculo principal pois intervia as manifestos, oprimindo os seus atos.Para ser tratado como um problema político as questões sociais percorreu um longo caminho e somente na década de 30 o estado começou admitir este fato como um problema político, no entanto seus atos ainda tratados com repressão policial. A partir daí cria-se a legislação trabalhista, que tinha um sistema de produção social básico, institutos de aposentadorias e pensões e a CLT, inserção de um novo modelo de organização em resposta a questão social, introdução de Estado e bem estar social-Modelo Europa-.

      As novas expressões sociais no Brasil surgiram no Pós-guerra, onde o chefe de Estados investiu na expansão da economia, através de empresas estatais ou associações com o capital privado e estrangeiro processos de industrialização que implica em avanços sociais na área da educação, saúde e assistência social, porem toda a renda do governo eram voltados para trabalhadores, desempregados, trabalhadores rurais ou informais eram deixados de lados. Com isso as questão social possa ser então chamado de desigualdade social onde representava a parte da população que necessitava de moradia, reforma agrária, mínimas condições de saúde, essa categoria preciva de políticas sociais que lutasse por seus direitos, porem no Brasil houve  apenas uma introdução do Estado de Bem-Estar social, sem uma consolidação concreto.

   No período da ditadura militar o Brasil mergulha em um processo de repressão onde as lutas sociais era considerados ilegais; o estado por si, não se preocupava com direitos sociais. Somente na década de 80 com grande aumento da desigualdade social e um modelo político com visão negativa, é que essas questões sociais voltam em discussão no país e a grande vitoria foi a criação da constituição federal que garantiu os direitos sociais e conferiu caráter político a questão social.

                                                  [... ] O governo da Nova República                                     inicia sua trajetória num contexto no qual a gravidade da questão social tinha que ser claramente reconhecida pelos órgãos de estado (RTZOTTI apud BONADIO).

   Depois de percorrer um caminho tão pertuboso, o Brasil chega na década de 90 sob imposição do neoliberalismo, que visava desenhar  uma novo expressão das Questões Sociais; com o objetivo de dar uma nova luz os transformações da sociedade contemporânea, seria como dar uma veste nova para as velhas questões. A parti dai, ouve quem ousou dizer de seus pró-pios pensamentos.

             “Não há uma nova Questão Social porque a Questão Social tem ênfase com o surgimento do capitalismo, e essa base é a mesma até os dias atuais, o que termos são novas e expressões. (A.P.Pereira-2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com