TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética e o Assistente Social

Por:   •  15/1/2016  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A ética profissional é dada como um conjunto de valores e normas a serem utilizados no ambiente de trabalho, destinados ao bom relacionamento e comportamento dos profissionais com os colegas e com a sociedade em geral. Este conjunto de valores e normas norteia a respeito do que é adequado ou inadequado, certo ou errado, bom ou ruim, e forma assim uma identidade da profissão, dando uma orientação e direção para o fazer profissional de acordo com os princípios estabelecidos em cada código de ética profissional.

No Serviço Social, o código de ética do assistente social dá orientação para a intervenção social desse profissional. Prezando pela imparcialidade e o respeito entre os valores individuais e os valores estabelecidos pela ética da profissão, construindo a sensatez para a atuação nas diversas áreas que abrange o serviço social e também para a construção de uma sociedade mais justa.

O princípio da imparcialidade direciona o assistente social ao cumprimento dos deveres presentes no código de ética, em especial o respeito à diversidade, sendo ela política, ideológica, religiosa, sexual, etc. É dever fundamental do assistente social “respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestandolhes os serviços que lhe são devidos, tendose em vista o princípio de autodeterminação” (Art. 5° Código de Ética Profissional do Assistente Social).

No entanto a imparcialidade neste sentido não implica a ausência da crítica à realidade na qual o profissional está inserido. Ao contrário, a profissão preza por um posicionamento crítico e político da realidade, posicionamento este, fruto de lutas e conquistas no decorrer dos anos da profissão e que hoje se expressa fortemente no serviço social. Faz-se necessário a crítica do assistente social à sociedade vigente, para a formação de uma consciência profissional para melhor intervir e não fazer uso de práticas de assistencialismo não condizentes com o plano político e ideológico da profissão.

De acordo com BARROCO, 2007, p. 68:

“A ética profissional expressa posicionamento da categoria, seu compromisso político, suas escolhas e a forma que se apresenta sua identidade profissional. É sabido, no entanto, que a categoria profissional dos Assistentes Sociais, é formada por diferentes indivíduos, em que no momento do vinculo institucional estão em constante processo de formação. Portanto, os conflitos éticos existem no seio da categoria, tornando indispensável uma reflexão filosófica e política para a consciência critica do exercício Profissional.”

A ética apresenta-se como um elemento essencial a profissão de Serviço Social, que embora formada por diferentes indivíduos com suas diferentes concepções, como resalta a autora, dispõe valores éticos e princípios bem articulados que expressam sua postura, e diante dos conflitos apresentados gera uma reflexão necessária à formação do pensamento e posicionamento crítico da categoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com