TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 conflito e sociedade

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

AD 2 de CONFLITOS e SOCIEDADE

Aluno:

Matricula:

Pólo:

TEXTO

Positivismo Biológico, segundo a teoria do psiquiatra CESARE LOMBROSO, algumas pessoas já nascem com uma característica genética que os direcionam a criminalidade suas pesquisas empíricas foram de grande valia para o estudo do crime e dos criminosos com estudos feitos em 6.000 delinquentes e 400 autópsias, ainda segundo LOMBROSO o delinqüente carrega consigo algumas características comportamentais, psicológicas físicas e sociais.

Novas pesquisas discordam dos estudos de LOMBROSO, porém, suas pesquisas realizadas ao longo do século XIX mostraram a necessidade de se estudar empiricamente os criminosos, seus hábitos e outras circunstâncias.

Teoria ecológica, também conhecida com Ecologia humana idealizada por ROBERT EZRA PARK, analisa a cidade como habitat natural do homem civilizado, segundo essa teoria a criminalidade é gerada em pontos específicos das cidades, ainda segundo essa teoria isso ocorre graças ao descontrole social desses locais, bem como o desmantelamento de estruturas como família e religião junto a isso somasse a perda das raízes tradicionais, pessoais e culturais. O mérito da Teoria ecológica foi dar relevância ao impacto criminógeno do desenvolvimento urbano na forma como se deu nas cidades norte-americanas no principio deste século.

Os locais denominados pelos pesquisadores CLIFFORD SHAW e HENRY MCKAY como “áreas de delinqüência“, são locais reconhecidos pela sensação de descaso pelo Estado, ausência de regras dentre outros fatores locais. Segundo os autores esses locais são mais sujeitos a marginalidade, podemos exemplificar essa teoria através de grupos de jovens que ainda na tenra idade convivem com grupos criminosos tendo assim como referencia tal comportamento e não os valores definidos pelos códigos legais como corretos.

Teoria da aprendizagem social ou da associação diferencial, essa teoria caminha no sentido contrario a outras teorias já citadas. Segundo EDWIN H. SUTHERLAND o comportamento delituoso é aprendido do mesmo modo que as condutas ou atividades legais,para o autor dessa teoria critica de forma radical ás teorias cujo as bases são econômicas, psicopatológicas e sociopatológicas pois essas não levam em consideração os crimes do colarinho branco cujo autores em sua grande maioria são pessoas de posses e cultas, vai ainda mais longe ele acredita que a capacidade, a destreza e a motivação para o crime se aprende com contato de valores ,atitudes,definições, condutas criminais e com a interação dos indivíduos em qualquer classe ou grupo social.SUTHERLAND através de suas pesquisas observou que pessoas ricas justificam os seus crimes, como os de colarinho branco, pela normalidade do seu meio. Seus pesquisados afirmam que em seu meio “é preciso aprender como agir e fazer negócios”.

Diante das respostas obtidas em suas pesquisas SUTHERLAND acredita que a conduta delituosa é aprendida como um processo normal entre seus pesquisados.

Teoria do etiquetamento,o sociólogo HOWARD BECKER nos anos 70 se tornou se o principal representante desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com