TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA E ORÇAMENTARIA

Monografias: ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA E ORÇAMENTARIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

MOMENTO HISTÓRICO DO EXPRESSIONISMO EM PORTUGAL

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.

Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. De fato, a noção do expressionismo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm ('A Tempestade'), marcando uma oposição clara ao impressionismo francês.

A visão expressionista encontra suas fontes na defesa à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais. No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas.

Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Entre suas características, podemos citar: o distanciamento da figuratividade, o uso de traços e cores fortes, a imitação das artes primitivas, etc.

Tal movimento desenvolveu-se grandemente na Alemanha, especificamente no período após a Primeira Guerra Mundial, sendo um importante instrumento para a realização de denúncias sociais, especialmente em um momento que, politicamente, os valores humanos eram o que menos importava. Na América Latina, o movimento manifestou-se como uma via de protesto político.

O expressionismo também foi marcante na literatura, cinema e teatro. No Brasil, o movimento encontrou sua máxima representação através da pintura, especialmente por meio de artistas como Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi. Seus artistas usaram a distorção, o primitivismo, a fantasia e o exagero para fazer com que a comunicação de seus estados emocionais se sobrepusesse às representações da natureza e da vida social.

Nas artes plásticas estendeu-se à poesia, ao teatro, ao cinema e à música. Num sentido amplo, pode-se afirmar que o expressionismo é uma das principais correntes artísticas desde o fim do século 19 e ao longo do 20, já que suas características de alta subjetividade e auto-expressão espontânea são típicas de vários movimentos e artistas da arte moderna.

Em 1905, surgiu na Alemanha o "Die Brücke". Liderado por Ernst Ludwig Kirchner, ele foi um dos principais grupos de artistas expressionistas nas artes visuais. Na música, um dos expoentes do expressionismo foi Arnold Schoenberg e no cinema o filme "O gabinete do Dr. Caligari" (direção de Robert Wiene, 1919) é considerada a primeira película do gênero, que ficou conhecido na sétima arte como "expressionismo alemão".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com