TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGRICULTURA FAMILIAR E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  6.185 Palavras (25 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO- UFMT

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- ICHS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO AGRÁRIA EM MT

DOCENTE: IRENILDA ANGELA DOS SANTOS

MARIA CLEIDILENE DOS REIS TIEM

AGRICULTURA FAMILIAR E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Cuiabá

2014

MARIA CLEIDILENE DOS REIS TIEM

ARTIGO SOBRE: AGRICULTURA FAMILIAR E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM ENFASE EM MATOGROSSO

Cuiabá

2014

RESUMO

Foi a partir da década de 60 que a agricultura brasileira entrou em um processo de modernização, e o crédito agropecuário nesse sentido teve um papel essencial, pois foi um dos elementos estruturais da questão agraria brasileira. O objetivo desse artigo é de fazer uma análise sobre a agricultura familiar e produção de alimentos em seus diversos aspectos de funcionamento, identificando os obstáculos a serem enfrentados, os avanços obtidos, quais as políticas governamentais que favorece esse seguimento da agricultura e qual a sua importância em nível de produção para o país. Não existe a pretensão de se fazer uma abordagem crítica dos programas e políticas de fortalecimento da agricultura familiar, mais apenas descrever sua trajetória, possíveis avanços e desafios. Para tanto foram usados para a produção do artigo abordagens de autores renomados como por exemplo: José Gilberto (2009), Marcelo Moreira (@012), ReniDinard (2000), BittenCourt (2003), Guilhoto (2007),..,e muitos outros, além do Censo Agropecuário Brasileiro 2011/2012.

Palavra –chave: Agricultura familiar, política de agricultura familiar, produção, país.

ABSTRACT

It was from the 60s that Brazilian agriculture has entered a process of modernization, and the agricultural credit accordingly had an essential role because it was one of the structural elements of the Brazilian agrarian question. The purpose of this article is to make an analysis on the family farming and food production in many aspects of their operation , identifying the obstacles to be faced , the progress made , which government policies favoring this segment of agriculture and what its importance level of production for the country. Not intend to make a critical approach to policies and programs to strengthen family agriculture, most only describe its trajectory , possible advances and challenges exist. For that were used for the production of the article approaches renowned authors such as : José Gilberto (2009 ) , Marcelo Moreira ( @ 012 ) , Reni Dinard (2000 ) , Bitten Court (2003 ) , Guilhoto (2007 ) , ... , and many others, besides the Brazilian Agricultural Census 2011/2012 .

Keyword : family farming , family farming policy , production country.

1.INTRODUÇÂO

No Brasil no século XIX surgiu as pequenas propriedades agrícolas devido á colonização. A princípio esse tipo de agricultura era de subsistência afinal gerava renda apenas para a manutenção familiar, porém em nossos dias a agricultura familiar pode ser entendida como o cultivo da terra realizado por pequenos e médios proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, mais queatualmente produz a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros. Em 2009 cerca de 60% dos alimentos que compuseram a cesta alimentar distribuída pela Conab originaram-se da Agricultura Familiar.A agricultura familiar sofre influência de caráter cultural, histórica, social e econômica.

Foi somente a partir da década de 90 com os movimentos sociais rurais e da intensa luta da classe trabalhadora ligada à CONTAG e a DNTR/CUT, que começou-se a pensar em uma política que favorecesse esse seguimento, tendo como objetivo promover o desenvolvimento da agricultura familiar através do fortalecimento da produtividade, visando acima de tudo a geração de emprego e renda nas áreas rurais, para assim coibir o êxodo rural. No governo de Itamar Franco surge a primeira política deste seguimento o PROVAP, abrindo assim o caminho para a implantação da principal política para a agricultura familiar o PRONAF.

2-SURGIMENTO DA AGRICULTURA

No início da civilização na economia primitiva o homemalimentava-se dos produtos que encontravam na natureza, através da coleta, da caça, da pesca tudo o que ela pudesse lhe proporcionar e não se preocupavam com a qualidade dos alimentos, era totalmente dependente da natureza, com o passar do tempo aprendeu a cultivar a terra e então fixou morada deixando de ser nômade, com isso passou a produzir o alimento através do cultivo do solo, assim surgiu a agricultura e isso provocou grandes mudanças na vida do ser humano.A partir daí também surge as divisões sociais tanto no que diz respeito ao trabalho como, de classes sociais devido aos conflitos de interesses e o poder político do Estado.Como se pode perceber a agricultura familiar surgiu em um período longínquo, ou seja, não é algo novo e tem passado por várias transformações, e por isso é alvo de muitos estudos. Segundo Denardio que caracteriza a agricultura familiar é que: os empreendimentos familiares têm duas características principais:

“Em linhas gerais eles são administrados pela própria família; e neles a família trabalha diretamente, com ou sem o auxílio de terceiros. Vale dizer: a gestão é familiar e o trabalho é predominantemente familiar. Podemos dizer, também, que um estabelecimento familiar é, ao mesmo tempo, uma unidade de produção e de consumo; uma unidade de produção e de reprodução social” (DINARDI, 2000).

Um estudo realizado pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com