TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE FILMICA DE “POR UM DIA NASCER FELIZ ”,TENDO COMO REFERENCIA O CAPITULO 19( EDUCAÇÃO ) DO LIVRO “SOCIOLOGIA DE ANTONY GUIDDENS”.

Por:   •  3/11/2018  •  Resenha  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSTÁRIO UNIJORGE

SOCIOLOGIA CONTEPORÂNIA          TURMA 2AN

DORCENTE: DARIO RIBEIRO SALES JUNIOR

DISCENTE: DAVI  DOS  SANTO SOUZA

             

           ANALISE FILMICA  DE  “POR UM DIA NASCER FELIZ ”,TENDO COMO REFERENCIA O CAPITULO 19( EDUCAÇÃO )  DO LIVRO “SOCIOLOGIA DE ANTONY GUIDDENS”.

   De relevante importância no processo de socialização para transmissão de valores e regras morais dentro da sociedade, a educação, é um dos temas que fundou a sociologia, segundo Antony Guiddens, que tem a educação como um bem social, que goza da aprovação de todos, porem é muito comum ocorrer uma confusão entre educação e escolarização. Fato é que a educação ocorre por toda a vida, a qualquer e hora e lugar. A escolarização estar acondicionada aos  processos curriculares adotados pelas instituições de ensino. Obviamente que fazer um comparativo entre as teorias expressas pelo autor, e as realidades documentadas  no longa “Por Um Dia Nascer Feliz”,traz uma série de reflexões sobre o valor (como um bem social),a importância,os reflexos sócias da qualidade da educação,e os resultados deste  processo de escolarização e educação.

    Ouvir os relatos dos alunos que estão inseridos na rede publica de ensino e os anseios dos seus pais, que naturalmente projeta em seus filhos algo que ele não teve acesso, e notar em poucas imagens o nível de degradação que os alunos estão submetidos, deixa bem  claro a ausência de interesse do Estado para com a educação dos seus pequenos patrícios e traz uma serie de interrogações sobre o processo publico de  educação.

    Ouvir as poesias de Mariana, uma menina de uma pacata cidade distante 31 quilômetros de Irajá, é uma dádiva que deveria ser apreciada de olhos fechados e coração aberto, se ao menos seus professores acreditasse que estas poesias fluíam dela, talvez porque eles mesmos entendam que a qualidade do conteúdo que eles administram em sua grade de ensino dificilmente produza alguém que domine tão bem às palavras, e dê vida a belos poemas. Ora, a educação além de produzir socialização através do conhecimento da historia, traz compreensão de valores comuns na sociedade mesmo em meio a diferenças.

    Ouvir os relatos de Deivison Douglas, e as crônicas da sua historia estudantil, que  vai de galanteador a garoto super inteligente,seria cômico se as cenas seguintes não mostrasse a saga  que julga o jovem que quer ser militar do exército e estar no centro  da discussão do conselho de classe,e que é aprovado , partindo do principio que é um incentivo e que de repente ele adquire gosto pelos estudos ,algo que lhe falta.

    Bem verdade que não é de agora que estudar em uma instituição que poucas vezes questiona ou reavalia a sua metodologia de ensino, onde subentendi  que o defeito estar  exclusivamente na malemolência do jovem estudante e não na ausência de um olhar critico sobre os passos a ser dados rumo a uma forma de ministrar conhecimento em uma linguagem compatível com as diferenças quer seja regional ou cultural . Se apegando nos raros casos de alunos que, esporadicamente  consegue superar as expectativas dos próprios professores que, já mergulha nas águas profundas da desilusão da profissão que deveria ser a mais valorizada, mas, simplesmente não é.

  Guiddens conduz esta temática de forma incisiva, trazendo uma reflexão sobre a forma que os estudantes são preparados para estar a disposição da carência do capital, inserindo em seu currículo escolar somente o necessário para compreender a forma de manuseio dos instrumentos de produção. Tirando do aluno assuntos de relevância, que certamente lhe daria uma nova ótica do mundo e da sociedade em que ele estar inserido. Sem  esquecer do comportamento hierárquico em que as instituições conduz os que estão sobre o seu comando, como se já lidasse com jovens operários, acondicionados ao som de uma sirene que finaliza a aula como se fosse uma jornada de trabalho. Como o autor diz:”(...) só esqueceram  de contar com a resistência do aluno”.

Segundo Paul Willis (1977), em seu estudo empírico, os alunos das classes baixas tendem a ter empregos de classe baixa seguindo o exemplo de seus pais, pois segundo o pesquisador o estudante  “não se sente inteligente o suficiente,para galgar um melhor emprego ou status. E a própria instituição agi como se isto fosse natural quando  observamos os questionamentos que Ronaldo faz, quando contesta o que é lecionado na escola que ele frequenta em Itaquaquicetuba, que durante todo o ciclo de estudo as aulas de inglês nunca evoluíram do “verbo to be”.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com