TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme "Pro Dia Nascer Feliz".

Pesquisas Acadêmicas: Analise Do Filme "Pro Dia Nascer Feliz".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO ENTRE O FILME “ PRO DIA NASCER FELIZ” E O ARTIGO “A INSTABILIDADE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ”.

O filme “ pro dia nascer feliz” é um fiel retrato do actual cenário da maioria das escolas públicas no Brasil, um ambiente marcado pela falta de uma boa estrutura física, desrespeito ao professor, alunos rebeldes e desinteressados. Cenas foram vistas em que o banheiro de dessas escolas não possuía nem mesmo teto no banheiro.

É neste cenário que os indivíduos são preparados para nova geração da sociedade. Muito se tem dito que a educação é um dos principais veículos de transformação social do país, no entanto muito pouco tem sido feito para que se tenha uma educação publica digna e de qualidade, a começar pelos investimentos na educação: somente 7% do Produto Interno Bruto. Com um investimento desses o resultado não poderia ser diferente.

Diante das tamanhas adversidades, percebe se no discurso dos professores, o vídeo mostra muito bem isso, que eles estão desmotivados e frustrados. Além de lidar com as condições precárias de trabalho tem de lidar com a desvalorização dos alunos e da sociedade por sua figura. O artigo “a instabilidade da instituição escolar” de Vanilda Paiva, mostra que décadas atrás o professor era tratado com muito respeito, a autora explica que nessa época a sociedade era bastante sólida, com regras, padrões, valores e condutas bastante fixos, de modo que os indivíduos tinham a obrigação de respeitar as instituições, o que em muitos casos faziam pela repressão ou temor de ser punido.

Com a descrença de que a ciência resolveria todos os nossos problemas, as coisas deixaram der ser sólidas: nada é certo, nenhum valor é o correto, as portas estão abertas para sermos tudo. Se o Estado aquele que se dizia responsável por nosso bem está, não consegue cumprir com sua promessa, assim ele já não é mais de confiança, já não temos mais os mesmo respeito pelas instituições, entre elas a escola, o que teve por consequência uma descrença na figura do professor. Se antigamente era somente o estado quem ditava as regras, com o abalo de seu prestígio as massas se impõe, querem ter sua marca, comportamento e estilo, na escola os alunos comportam-se como se comportam na rua.

Se por de um lado temos uma escola publica que não é boa por outro na escola privada a educação acontece, as cenas do vídeo gravadas tanto em uma como na outra, pareciam tratar de dois mundos diferentes tamanha a disparidade. O que faz com que os alunos da escola privada sejam tão interessados e comprometidos com o ensino e os da publica não? Uma explicação cabível é que estamos diante de alunos que tem diferentes perspectivas e possibilidades a partir da posição social que ocupam, o jovem de escola particular estuda sabendo que no futuro ele irá ocupar uma profissão de status alto, e que para isso é imprescindível assimilar os conteúdos de sala. O jovem de classe baixa, em sua maioria, sabe que muito dificilmente poderá ascender socialmente com os estudos ou que estudar não é tão imprescindível para a posição que vão ocupar na sociedade. É mostrado no vídeo uma escola pública cuja intenção e foco de ensino é prepararem os alunos para passarem no Enem, os resultados mostram que os alunos são bem mais interessados.

Acima foi dito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com