TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE SOBRE ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]

CURSO:SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO

ELZI SOUZA NOGUEIRA RODRIGUES - RA:8741128510

        NELCI DA COSTA SOUZA SILVA - RA 9137276419

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORES: RODRIGO THOMAZ

                   CAMILA NAVARRO

GOIÂNIA, MAIO

2015

ANALISE SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

E DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL SOBRE SEUS DIREITOS

          Após realizar a analise do caso apresentado, foram verificadas as exigências dos seguintes documentos: ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Constituição Federal do Brasil de 1988, quanto os direitos da criança e adolescente a serem considerados no encaminhamento, quanto ao ambiente que dever ser criado para seu desenvolvimento integral. Tendo em vista as seguintes Legislações pode-se afirmar que toda criança e adolescente tem direito á ser criado no seio da sua família, esgotando as possibilidades dos direitos assegurados á criança ou adolescente sua guarda poderá se estender. Em perfeita harmonia com o disposto na Constituição Federal (Capitulo VII- Art.227), o Art.4. do ECA (Titulo I- Das Disposições Preliminares) reza: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”( LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. ECA)

Afirma ainda que a criança e o adolescente têm direito á liberdade, ao respeito e á dignidade como pessoas humanas em seu processo de desenvolvimento, e como sujeitos de direitos civis, garantidos na Constituição e nas leis. Reforçando o Art.15, o Art. 16; Fala do direito à liberdade que compreende alguns dos seguintes aspectos: V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação. Art. 19. (Capítulo III - Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Seção I, Disposições Gerais), vem reforçando que: Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária.

 Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

§ 1o  Sempre que possível á criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada. (parágrafo incluído pela Lei nº 12.010, de 29 de julho de 2009). Já no Art.39, que fala sobre á Adoção verifica-se:

§ 1o  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, ao findar a analise das referidas legislações, vale ressaltar, que no caso dos menores apresentados, ambos se encontram em pleno desenvolvimento familiar e social.

ANALISE INVESTIGATIVA SOBRE OS FAMILIARES E ABRIGOS DISPONIVEIS

A permanência com os avós seria vista como vínculos familiares e comunitários a primeiro momento, promovendo crescimento e desenvolvimento psicológico, na promoção de direitos e na proteção das crianças; mantendo a prevalência à medida que os mantenham ou reintegrem na sua família natural ou extensa. Porem em analise do caso foi relatado que os Avós maternos se encontravam com a saúde debilitada, isto talvez possa impossibilitar uma vida familiar compatível com suas necessidades e direitos. A Possibilidade de manter os irmãos separados: Crianças e adolescentes com vínculos de parentesco ou com vínculos afetivos, não devem ser separados, salvo se isso for contrário a seu desejo ou a seus interesses ou houver claro risco de abuso, tendo em vista o melhor interesse da criança e do adolescente.

Conforme §4º do art. 28, ECA:” os irmãos levados à guarda, tutela ou adoção, não poderão ser separados;” (Seção III - Da Família Substituta; Subseção I - Disposições Gerais).

Assim sendo detectada como desvantagem para as crianças a separação, desfavorecendo o vinculo afetivo e familiar, sendo que a ausência dos pais já acarreta dano à personalidade dos filhos, não sendo aconselhável tal separação, salvo por meios jurídicos. A Possibilidade de mantê-los juntos em um abrigo: Quando crianças e/ou adolescentes são encaminhados aos abrigos pelas mais variadas razões, há, mesmo que parcialmente, o enfraquecimento dos vínculos familiares e nesta situação, manter os dois irmãos juntos agirão como um ponto de manutenção desses laços, assim, proporcionando uma possibilidade maior de segurança e conseqüentemente o equilíbrio emocional, ao se traçar uma linha de união.  Ressaltando que o abrigo cumpre o seu papel no tocante à proteção e oferecimento das necessidades básicas, assim, tornando-se um ambiente adequado na medida de suas limitações afetivas, sociológicas e estruturais.

Pontos negativos: Há várias razões que contribuem para a necessidade da provisoriedade da medida protetiva de abrigo. A criança e/ou adolescente quando levado à instituição, insere-se num mundo aleatório as suas vivências e afinidades. Por conseguinte, administra seus sentimentos e emoções de forma adversa do habitual, sendo que todas essas transformações refletem em seu desenvolvimento.

Análise de outra possibilidade: Tende-se também levar em conta a opção da família substituta. Nesse contexto entende-se que família natural seria a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes, não estando a criança e o adolescente em sua família natural poderão ser inseridos em uma família substituta, podendo se constituir mediante guarda, tutela e adoção. Dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente que a colocação de menor em família substituta será feita de forma excepcional, só mesmo quando estiver sido esgotadas todas as vias possíveis de permanência com a família natural é que se colocam em prática as disposições relativas á família substituta.

§5º A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizados pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. ((ECA- Lei nº 8.069/1990).

O que se torna importante mencionar é que crianças e adolescentes devem sempre ter tratamento prioritário e proteção especial da família, sociedade e do Estado. Sendo que devem ser observadas todas as suas garantias estando elas no seio de sua família, em instituição ou até mesmo em família substituta. Além do ambiente propício para o pleno desenvolvimento da criança, ou seja, melhor ambiente em relato, possibilidade de permanência com os avós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com