TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DOS BEBEDOUROS

Por:   •  20/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  1.549 Visualizações

Página 1 de 3

IX FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA E CULTURA

Título: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DOS BEBEDOUROS PARA CULTIVO E MANUTENÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS EM PERÍODO DE ESCASSEZ.

 

Autores

Maria de Lourdes Maciel Araújo

Professor de Biologia da E.E.M Elza Goersch

Francisco Mesquita Araújo

Aluno da E.E.F.M Elza Goersch

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Um dos grandes problemas encontrados na escola é a falta de água para a irrigação das plantas ornamentais, pois com a escassez de água na nossa cidade, assim como a maioria das cidades brasileiras, tornou-se inviável a manutenção de nossos jardins. Visando solucionar tal problema e percebendo a grande quantidade de água desperdiçada nos bebedouros da escola notamos ali um grande potencial de água a ser aproveitada para essa finalidade.

OBJETIVO GERAL:

Aproveitamento da água desperdiçada nos bebedouros para o cultivo e manutenção de plantas ornamentais nos jardins da escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Conscientizar o uso adequado das águas;
  • Buscar interação entre os alunos e o meio ambiente;
  • Valorizar a vida como um todo.  

 

METODOLOGIA:

O projeto foi desenvolvido na E.E.M Elza Goersch. A ideia ocorreu na observação da grande quantidade de água desperdiçada nos bebedouros da escola e da necessidade desse mesmo bem para a manutenção de nossos jardins, considerando-se a crise hídrica que acomete a nossa região. A proposta foi lançada aos alunos, houve discussões com relação a execução do projeto, onde decidimos realizar uma atividade que pudesse ao mesmo tempo aproveitar água, cultivar e manter plantas ornamentais. Houve uma visita dos alunos ao pátio da escola para que eles vivenciassem a situação do desperdício de água e da situação precária de nossos jardins. Depois desta primeira etapa foi acordado que os alunos coletassem garrafas PET para servirem como vasos e também trouxessem plantas variadas para a ornamentação dos jardins da escola e que os alunos revessassem na coleta de água dos bebedouros e irrigação das plantas.

RELEVÂNCIA DO PROJETO:

Todo projeto que se realiza na escola com a participação dos alunos, faz com que aja uma melhor percepção desses alunos em relação ao meio em que vivem, fazendo com que o valorizem e sinta-se parte dele. Ao longo do desenvolvimento do projeto observou-se que os alunos passaram a ter mais interesse nas aulas de Biologia, assim como uma maior preocupação na conservação ambiental e preservação dos recursos hídricos.

IMPACTO DO PROJETO:

O projeto promoveu a mudança de atitude e de comportamento da turma, que logo teve suas ações percebidas pela escola e também fazendo com que demais alunos aderissem ao mesmo e conseguissem perceber a importância do melhor aproveitamento, não só das águas servidas da escola, mas que esse conhecimento também foi transferido para o ambiente domiciliar e quem sabe por toda a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com