TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O aproveitamento do espaço escolar

Artigo: O aproveitamento do espaço escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Artigo  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

Gêneros textuais são os conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito. Dessa forma, dependendo dos elementos analisados acima (quem escreve, para quem escreve, em que situação se produz, quais as intenções determinadas pela mensagem), temos o conceito de gêneros textuais.

O aproveitamento do espaço escolar

O planejamento do espaço educativo e seu registro são necessários para a realização de um trabalho pedagógico, significativo e transformador. A prática educativa desenvolvida buscou um embasamento teórico e um planejamento da ação, procurou analisar e imaginar espaços diferentes em cantos de uma mesma sala, que propondo atividades relativas ao espaço, para crianças do 2° ano do ensino fundamental, cada um destes espaços correspondera uma disciplina, sendo elas, Artes, Educação Física e Português especificidades da Educação Infantil.

O trabalho será realizado como uma brincadeira utilizando duas salas, a sala de vídeo e a sala de aula, imaginamos uma turma mista do 2° ano do ensino fundamental, com um total de 27 alunos.

A turma será dividida em três grupos de nove alunos em cada, a atividade deverá durar cerca de uma hora. O primeiro passo será apresentar o projeto aos alunos, depois todos juntos assistiram ao vídeo clip da musica “Volta ao Mundo” (Patati e Patatá) na sala de vídeo.

Deve-se realizar um sorteio para a divisão dos grupos, e para saber por qual matéria cada grupo irá começar. Nomear os grupos como 1, 2 e 3, grupo 1 artes, grupo 2 português e grupo 3 educação física, o grupo que ficou com a atividade de educação física deve permanecer na sala de vídeo e os outros devendo retornar a sala de aula onde será divida em duas partes e adaptada com um aparelho de som.

Para realizarmos o projeto utilizaremos um aparelho de cd, um DVD, uma TV, o cd com a música, um DVD com o vídeo clip, cópias da letra da musica, papel oficio, lápis de escrever, lápis de cor, um relógio e muita imaginação. No espaço direcionado a arte e português ouviremos a musica que tem aproximadamente três minutos, após a música daremos mais cinco minutos para realização da tarefa, no espaço de educação física assistiremos o DVD duas vezes e realizaremos a tarefa simultaneamente. Tarefa cumprida os grupos fazem o rodízio, dando aos alunos de seis a sete minutos para a tarefa e dois a três minutos para o rodízio, total de trinta minutos, os vinte minutos restantes para discutir, comentar e avaliar o projeto.

Artes: O grupo terá que usar a imaginação, após escutar a música realizar desenhos interpretando-a.

Português: O grupo terá uma copia da musica onde devera circular o nome dos países e escrever as palavras que mais tenham gostado.

Educação Física: O grupo realizará imitações, movimentos rítmico-corporal, tornando-se sensível, de modo que se mova acompanhando a música.

A música escolhida pode ajudar as crianças a sonhar com uma grande viagem, então inicialmente realizaremos uma dinâmica com a turma para instigar a imaginação das crianças por algum tema. Sendo assim, conversar sobre o que eles querem, sonham. Leva-los a pensar sobre o que gostariam de fazer onde e o que querem conhecer. Pretendemos também desenvolver um projeto na Educação Infantil que respeite as crianças, como sujeitos de conhecimentos, capazes de criar, inventar, e ampliar suas experiências.

[...] a brincadeira é uma atividade espiritual mais pura do homem neste estagio e ao mesmo tempo, típico da vida humana enquanto todo – da Vida natural/interna do homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, e paz com o mundo [...] a criança que brinca sempre, com determinação auto-ativa, perseverando, esquecendo sua fadiga física, pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção de seu bem e dos outros [...] O brincar, em qualquer tempo, não é trivial, é altamente sério e de profunda significação (FROEBEL apud, KISHIMOTO, 1999, p.23).

Letra da música

Vamos dar a volta ao mundo

Vamos viajar

Num tapete mágico, voar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com