TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO ITATIBA/SP

SERVIÇO SOCIAL

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ITATIBA

ABRIL DE 2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Trabalho apresentado para a conclusão do 1ª bimestre do ano letivo de 2015, na Faculdade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da Tutora Gabriela Simioni e Professora Tutora EAD Ma. Elisa Nobre.

ITATIBA

ABRIL DE 2015

SUMÁRIO

RESUMO/ABSTRACT

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................3
  2. AS FORÇAS E AS DEMANDAS NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO DA LEI 8.662/93...........................................................................................................................4
  3. AS DÉCADAS DE 1940 A 1960...................................................................................4
  4. ATIVIDADES PREVISTAS COMO COMPETÊNCIAS DO ASSISTENTE SOCIAL..........................................................................................................................8
  5. ATIVIDADES QUE NÃO CONSTITUEM ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL..........................................................................................................................9
  6. DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL E A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTALIDADE...........................................................................................10
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................13

RESUMO/ABSTRACT

O Serviço Social se apresenta como uma profissão profundamente associada à história da sociedade, e dessa forma, a mesma precisa modificar-se conforme as conjunturas sociais tomam novos direcionamentos, quando se refere ao projeto ético-político quanto à sua atualização aos novos tempos e dessa forma contribuir para a construção da cidadania, a defesa da esfera pública, o cultivo da democracia, parceira da equidade e da liberdade.

ABSTRACT

Social work is presented as a profession deeply associated with the history of society, and thus, it needs to be modified as social situations take new directions, when referring to the ethical-political project for their update to new times and this should contribute to the construction of citizenship, the defense of the public sphere, the culture of democracy, partner of fairness and freedom.

PALAVRAS CHAVE: Social work, society, ethical-political, democracy, freedom.

KEYWORDS: trabalho social, sociedade, ético-político, democracia, liberdade.


1. INTRODUÇÃO

Desde 1936 há no Brasil escolas para a formação de assistentes sociais, porém esta foi uma profissão regulamentada apenas em 1957. O CRESS é o órgão responsável por sua regulamentação e todo profissional formado em serviço social deve fazer o registro de seu diploma neste órgão. Historicamente vemos a estruturação da assistência social diretamente enraizada nos fins do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização intensificando o capitalismo de monopólio. Sobre a intensificação desta forma de capitalismo temos a citação de Paulo Neto:



“Emergindo como a profissão a partir do background acumulado na organização da filantropia própria à sociedade burguesa, o Serviço Social desborda o acervo das suas pro forma ao se desenvolver como um produto típico da divisão social (e técnica) do trabalho da ordem monopólica. Originalmente para me trado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refrações individualizadas (donde a funcionalidade da psicologização das relações sociais), quer tomados como sequelas inevitáveis do ‘progresso’ (donde a funcionalidade da perspectiva ‘pública’ da intervenção - e desenvolveu-se se legitimando precisamente como interveniente prático-empírico e organizador simbólico no âmbito das políticas sociais).” ·.

  1. AS FORÇAS E AS DEMANDAS NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO DA LEI 8.662/93


O Serviço Social tem o grande desafio de superar as práticas conservadoras que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas.

Hoje, mesmo após o movimento de reconceituação, ocorrido na década de 1960 cujo resultado foi o rompimento da profissão com as práticas tradicionais conservadoras e o comprometimento de defesa a classe trabalhadora ampliando seu espectro de atuação intervindo em espaços institucionais e no campo político, sobretudo nas políticas públicas, a profissão vê ainda em sua categoria a diversidade de formas de atuação.

 O Serviço Social brasileiro teve na sua gênese uma forte influência direta da Igreja na dimensão do ensino e do fazer profissional dos assistentes sociais, orientada nesse período pela Doutrina Social da Igreja, em especial pelo Neotomismo, que preconizava o fato de que a dimensão sócia educativa deveria ser vinculada a uma Reforma Moral do indivíduo.

  1. AS DÉCADAS DE 1940 A 1960


O próximo período que marca este processo histórico, datado entre a década de 1940 a 1960, em que o Estado vislumbra-se como provedor de Políticas Sociais, repressor dos movimentos e pela a investida no projeto desenvolvimentista, vai imprimir na dimensão sócia educativa o papel de integrar o indivíduo, ao projeto societário dominante, onde, o Positivismo coloca-se como Teoria Social norteadora, mesclando-se ainda com a Doutrina Social da Igreja Católica. 
O Serviço Social tem o grande desafio de superar as práticas conservadoras que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com