TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Anhanguera

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

Passo 2 (Equipe) Efetuar os cálculos para a Análise Vertical e Análise Horizontal dos demonstrativos financeiros indicados no site

Análise Vertical e Horizontal dos demonstrativos financeiros

Análise Vertical e Horizontal dos demonstrativos financeiros

PASSO 3 Análise, associação e possíveis causas de variação

Vendas:

Na linha vendas teve um crescimento de 10,3% em relação ao não anterior, um volume de vendas maior de $6.141,00.

Custos dos Produtos Vendidos:

Crescimento de 9,07 no custo do produto, logicamente que impulsionado pelo crescimento nas vendas e produtos mais caros na aquisição/fabricação.

Margem bruta:

Evolução de 9,73% praticamente em linha com o crescimento nas vendas.

Despesas operacionais:

Despesas operacionais maior em 8,64% a.a, ocasionado pelo crescimento da despesa Geral e Administrativa que evoluiu sobre a receita operacional líquida em 2 p.p. em relação ao a.a..

ETAPA 2 ÍNDICES FINANCEIROS

Passos 1 e 2

Passo 3 (Equipe) Analisar os índices calculados e opinar sobre esta realidade. Descrever em uma página, seguindo as orientações do item Padronização desta ATPS. Elaborar (a) quadro-resumo dos índices e (b) a opinião descrita.

No índice Estutura de Capital no ano de 2008 o endividamento da empresa foi 6 p.p mair que 2007.

Composição do Endividamento, quanto menor o percentual melhor, dividas a curto prazo. Esse índice evoluiu 16 p.p em relação ao a.a..

Imobilização do Patrimônio Liquido, indicador que mostra qual é o percuentual de comprometimento do capital próprio no investimento, imibilizado e intangível, valor que o acionista investiu na empresa, quanto menor melhor o indicador. No ano de 2008 houve uma evolução de 18 p.p em relação ao período anterior.

Imobilização dos recursos não recorrentes, o cálculo desse índice mostra que, em 2008, a empresa utilizou 57% dos seus recuros não correntes no financiamento de investimento, imobilizado e intangível.

Liquidez Geral, indica a capacidade de pagamento dos financiamentos e dívidas a longo prazo, quanto maior o indicador melhor, o indicador do último exercício e superior ao anterior, mostrando uma melhor performance.

Liquidez Corrente, mostra a capacidade de pagamento da empresa em suas obrigações a médio prazo de vencimento, o resultado de 2008 foi inferior ao de 2007, no último exercício a empresa obteve $ 1.45 de recurso para cada $ 1,00 de dívida, quanto maior esse resultado melhor.

Liquidez Seca, leva em consideração todas as contas que podem ser convertidas em dinheiro com relativa facilidade antes do prazo normal, novamente o exercício de 2008 foi inferior a 2007, quanto maior o resultado melhor.

Giro do Ativo, indicador mede a eficiênica da empresa com a qual usa seus ativos para gerar vendas, podemos observar que a empresa em 2007 o volume de vendas renovou 0,47 vezes o ativo total; já em 2008, esse índice caiu.

Margem líquida, esse índice mostra o quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação á receita líquida, indicando também a capacidade da empresa gerar lucro, o lucro de 2008 o lucro foi inferior a 2007.

Rentabilidade do Ativo, este índice demonstra o quanto a empresa conseguiu rentabilizar seu ativo, qual foi o lucro líquido em relação ao ativo total, a empresa foi mais eficiente em 2008, consegui gerar vendas e lucro suficiente, quanto maior melhor.

Rentabilidade do Patrimônio Líquido, este índice mostra a rentabilidade do capital apicado na empresa pelos sócios e a taxa do rendimento do capital próprio, o percentual indica que a empresa rentabilizou o capital social em 5,19% no ano de 2008.

Financiamento do Ativo, qual a participação das instituições de crédito no total dos investimentos e qual o percentual dos recursos da empresa que está sendo financiado pelos bancos ou financeiras, em 2008 houve um aumento da participações das instituições de credito.

Participação de instituições de créditos no endividamento, quanto menor melhor o índice, indicador mostra o percentual de participação das instituições de crédito no total dos recursos tomados junto a terceiros.

Financiamento do Ativo Circulante por instituições financeiras, indica quanto os financiamentos a curto prazo represemtam se comparados aos recursos da empresa (arivo circulante).

Duplicatas Descontadas, este indicador demostra, do total de duplicatas a receber, qaunto foi descontado.

3. Análise de índice da empresa ROMI, utilizando o Método Dupont e Termômetro de Insolvência.

3.1- Método Dupont

Definição e objetivo

O sistema de análise Dupont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa.

Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido. Inicialmente, o sistema Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula Dupont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total.

O segundo passo no sistema Dupont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa.

2007 2008

Passivo Operacional 91.411 121.241

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com