TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

Definições de cultura, indivíduo e sociedade.

Cultura é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A cultura é uma das diferenças entre o homem e o animal, uma vez que ao surgir o ser humano já se depara em sistema social produzido por meio de gerações já existentes e que é entendido através de inter-relações sociais, já que a sociedade é constituída por indivíduos. A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Individuo pertence a um meio que o conduz, porém como pessoa com o decorrer do tempo, será moldada uma característica única da pessoa, que o tornará diferente do seu grupo, ao mesmo tempo em que o ser humano é igual aos membros de seu grupo, tendo os mesmos costumes, ele é diferente pelo fato de poder expressar opiniões diversas, demonstrando sua personalidade. São os indivíduos a causa do sucesso ou fracasso de si mesmos, de suas famílias, de sua própria escola, de sua instituição de fé e, como consequência, de sua própria sociedade.

A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas.

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

Um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos, também se denomina sociedade, por exemplo: sociedade de física, sociedade de comerciantes, etc.

Sociedade é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupações mútuas direcionadas a um objetivo comum.

Os modelos de comportamento que formam a cultura precisam se adequar uns aos outros de tal forma que evitem conflitos e impeçam que os resultados de um padrão de comportamento anulem os de outro. Todas as sociedades formaram culturas que cumprem tais condições, ainda que os processos abrangidos no seu desenvolvimento não sejam ainda claros.

O mundo da vida habitual não é somente uma garantia oferecida pelos componentes da sociedade, mas também aparecem de aspectos privados como pensamentos e ações. A realidade é uma construção material que surge da ideia de alguém. Por exemplo, alguém imaginou um carro, fez com que isso saísse da mente e materializou e a partir dessa materialização pode-se afirmar que o carro existe objetivamente, pois senti-lo empiricamente.

A realidade cotidiana é controlada por variantes que são denominadas tempo e espaço e isso indica que a esta é renunciada por múltiplos graus de proximidade de objetos. Ela muda de acordo com tempo e espaço, o que era ontem amanha será outra coisa por conta dessas variáveis.

Ela aparece da inclusão com o outro, é impossível construir a realidade sem ter contato com os outros. A realidade cotidiana é sempre repartida e o mundo mais coeso é a influência mútua que ocorre frente a frente, lembre-se que a realidade objetiva está muito conectada com o corpóreo que envolve o corpo, pois nesse contexto há uma realidade que se pode modificar.

Por exemplo, se olharmos um sorriso, compreende-se que a outra pessoa está feliz, a felicidade é algo subjetivo, se olharmos lágrimas percebe-se outra subjetividade do outro. Ou se observarmos no consultório de um médico uma cadeira muito aconchegante, imagina que esse médico goste de conforto, sabe-se disso através dos indicadores. Portanto, sempre se estar rodeado de objetos que mostram as subjetividades dos outros até quando não os conhece bem ou se nunca teve relação com eles. Pois todo e qualquer objeto é dotado de símbolos da produção humana.

A sociologia do conhecimento é o estudo da edificação social da realidade.

Entender os fatos sociais na sua vertente objetiva e subjetiva compõe a meta da verificação da forma pela qual uma determinada realidade é instalada.

Os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais.

O trabalho só tem definição se ele apresentar vantagens para a pessoa que o desempenha. Não adianta se desgastar fisicamente para cumpri-lo, ou conseguir atingir finalidades se isso terminar nos arruinando. A família, os amigos e a boa convivência entre colegas têm sempre que estar em primeiro plano.

Viver em sociedade com uma vida próspera atualmente vem sendo uma dificuldade para gestores de diferentes áreas sociais, sendo que existem múltiplos pontos que deixará de juntar o trabalho, consumo e satisfação a uma pirâmide de perfeito equilibro.

O pagamento oferecido pelo trabalho tem estabelecido a motivação fundamental da produção na sociedade; os indivíduos, sujeitos à premência das precisões básicas, ou ao temor de perderem o seu bem-estar, são induzidos a assumir o comportamento disciplinado e organizado que a produção na sociedade implica.

O processo de estruturação social acelerado, praticamente perdeu o domínio emocional, predominando somente razão, originando indivíduos mutilados pelo trabalho, exposto por meio da física, nada mais é do que a modificação de energia em movimento sem importar o produto a ser obtido.

A relação social diz respeito à conduta de diversos atuantes que se guiam mutuamente em concordância com conteúdo especifico do próprio nexo de seus atos. Ela pode estruturar comportamentos regulares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com