TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais Etapa 2

Exames: Ciencias Sociais Etapa 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

FILME A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO

Lulu é um trabalhador explorado pelo sistema capitalista que não necessita de uma formação de estudo, que no conceito desse sistema era entendido como perda de tempo. Para alguns educar era uma tendência que buscava tornar os cidadãos iguais. Uma formação de ensino era perca de tempo, pois para o mercado o funcionário não precisava ser culto, a formação era pratica do trabalho ensinado, conforme exemplos exposto no filme, ou seja, cada trabalhador fazia a sua parte e também não tinha contato com os demais e isso era só o que o trabalhador precisava saber. A empresa e as fabricas queriam apenas funcionários que cumprisse o horário de chegada no serviço, o cumprimento de suas tarefas, cumprimento de metas, eficiência, para isso não importava ter conhecimento.

Para o sistema capitalista o que importava era o lucro, que na verdade era o valor extra que quer dizer a diferença do que o trabalhador produz e o que recebe. No filme eles produzem peças para carros e eles não tem noção do resultado final. O lucro é muito superior e isso que os definem como trabalhadores explorados.

Lulu era um trabalhador alienado, pois no filme era incumbido de fazer uma parte da tarefa, e não tinha contato com os demais operários, realizava apenas uma parte do trabalho, ele não tinha nenhum tipo contato com o produto final do seu trabalho.

Os trabalhadores eram controlados todo o tempo, sempre vigiados, com pessoas que controlava se estavam realizando suas tarefas corretamente e se estavam atingindo suas metas, Lulu sempre atingia as metas, e com o cumprimento de suas metas os demais operários ficavam com raiva, como ele sempre atingia metas altas, os outros tinham que se desdobrarem para alcançá-lo.

Lulu acabou esquecendo sua própria vida e quase enlouqueceu, se transformou em uma pessoa agressiva e grosseira com seus familiares. Quando Lulu perdeu o dedo se deu conta que era explorado pelo capital, e com a perda do dedo percebeu que não era mais útil como antes. Os funcionários entravam na fabrica bem cedo e só saia à noite, eles não mantinham contados entre eles, cada operário exercia as suas tarefas para atingir suas metas. È a partir daí que Lulu adota uma atitude critica confrontando a gerencia.

Os sindicatos buscaram negociações e os estudantes optaram por uma revolução ocasionando a greve na qual Lulu foi demitido, ele apoiou os estudantes contestando o sistema de metas. Após ser demitido Lulu levou com ele amigos revolucionários e que teve como conseqüência sua separação, devido sua esposa abandonar o lar.

Quando por fim os sindicalistas conseguiram fazer um acordo com os operários Lulu foi readmitido, o sistema de metas foi revisto, Lulu voltou a reintegrar a quadro de funcionários junto com seus colegas, com uma visão diferente e não escravizado pelo capital.

REFLEXÃO

O grupo se reuniu, após muita reflexão sobre o filme chegamos à conclusão que todos estavam com suas forças esgotadas, que todos agüentaram até seu próprio limite, e que a revolução estava agravando a situação aumentando ainda mais a miséria.

Chegou a ponto que não tinha comida, não tinha horário, não tinha nenhum tipo de beneficio eram apenas escravos do trabalho. Então entendemos que foi necessária toda essa revolução para colocar um fim na escravidão da época, e se não acabasse na geração antiga, com certeza acabaria pela geração atual.

INTERAÇÕES SOCIAIS

O trabalho sempre existiu na humanidade como forma de viver, o avanço em relação à evolução ocasionou vários conflitos que de certa forma acabou saindo do controle, ou seja, ao invés do trabalho ser a forma de viver, o trabalho esta relacionado a acumulo de dinheiro.

A questão da evolução social transformou tanto o trabalho com relação ao consumo gerando uma sociedade frustrada, com todos os avanços a humanidade tem a obrigação de trabalhar para seu sustento e sobrevivência elevando o trabalho ao extremo, tanto nas empresas, nas ruas e até em casa com intenção de se ganhar cada vez mais e consumindo cada vez mais.

No mercado de trabalho o funcionário que atua na sociedade hoje é motivado, influenciado e guiado para seu desenvolvimento, essas características são estruturas influenciadas naturalmente pela sociedade atual.

A mistura de trabalho, consumo e sociedade foram às principais causas que levou todo o planeta aos desastres naturais, guerras.

A formação escolar tem como conseqüência adquirir conhecimentos, valorização, uma profissão dessa forma mantém o funcionamento do sistema sócio político econômico capitalista. Essas escolhas que tem como objetivo se preparar para a concorrência e para a competitividade e elevar o padrão de vida e como conseqüência aumentar o consumo. Tudo isso funciona como se fosse uma enorme engrenagem que mantém em funcionamento o sistema globalizado que nos envolve. Além disso, esses direcionamentos aparentemente inofensivos apresentam incentivo mais ou menos explícito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com