TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciência Da Computação Eletricidade E Eletrônica 2º Semestre - Anhanguera

Exames: ATPS Ciência Da Computação Eletricidade E Eletrônica 2º Semestre - Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ciência da Computação

2ª Série Eletricidade e Eletrônica

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Eberval Oliveira Castro Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Ciência da Computação - 2ª Série - Eletricidade e Eletrônica

Eberval Oliveira Castro

Pág. 2 de 9

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Desenvolver visão sistêmica e holística da área.  Conhecer os aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à computação.  Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.  Desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica.

Produção Acadêmica  Relatório 1 – Campo, Potencial e Diferença de Potencial.  Relatório 2 – Análise e Simulação de Circuitos Elétricos.  Relatório 3 – Modelagem e Projeto do Circuito Gerador de RESET.  Relatório Final – Circuito Reset e Regulador de Tensão Transistorizado.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Ciência da Computação - 2ª Série - Eletricidade e Eletrônica

Eberval Oliveira Castro

Pág. 3 de 9

DESAFIO

Pode-se definir Eletricidade como sendo o ramo da ciência que estuda os fenômenos decorrentes da presença e do fluxo de carga elétrica2, estando amplamente presente na vida dos seres humanos desde eventos da natureza como descargas atmosféricas e auroras austrais e boreais, bem como tecnologias que usam tais fenômenos como as telecomunicações, o sistema de geração e distribuição elétrica e os inúmeros equipamentos usados em nosso cotidiano cujo funcionamento é baseado na eletricidade. A Eletrônica, por sua vez, é o ramo da ciência e tecnologia que estuda o controle do movimento dos elétrons em diferentes tipos de meios. O seu estudo propiciou o surgimento de diversas tecnologias no último século e ela é a base para muitos outros ramos da ciência contemporânea. A eletricidade e a eletrônica transformaram profundamente a forma de interagirmos, permitindo o surgimento dos computadores pessoais e dos sistemas de telefonia em grande escala, o que inclui a telefonia celular, além de possuir um papel muito importante em diversas áreas da indústria. Computação digital, telecomunicações, automação e controle de processos industriais são apenas alguns exemplos de áreas cujo surgimento se deu por meio do desenvolvimento dos estudos em eletricidade e eletrônica.

Figura 1: Robô operando em processo de fundição. (FONTE: http://commons.wikimedia.org/wiki/File: Automation_of_foundry_with_robot.jpg). Acesso em: 26 abr. 2013.

A figura 1 apresentada mostra um robô operando em uma fundição. O controle dinâmico deste robô é um exemplo de aplicação industrial da eletrônica moderna. Uma das aplicações mais comuns da eletrônica é a conversão de energia de corrente alternada, da rede elétrica, para eletricidade em corrente contínua capaz de alimentar os componentes e circuitos eletrônicos.

2 GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2008.

Ciência da Computação - 2ª Série - Eletricidade e Eletrônica

Eberval Oliveira Castro

Pág. 4 de 9

Objetivo do Desafio Projetar, simular e construir um circuito de Reset bem como um regulador de tensão transistorizado para estabilizar a tensão advinda de um retificador a fim de alimentar um sistema computacional. Toda documentação deverá ser organizada em relatórios para serem entregues ao professor da disciplina.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Campo, Potencial e Diferença de Potencial. Corrente Elétrica. Esta atividade é importante para que você possa adquirir os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com