TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETICA

Resenha: ATPS ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Ética, desde a Grécia Antiga, vem sendo o termo utilizado para retratar o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. Solidificando a sabedoria filosófica como um dos princípios de uma vida que busca a justiça e a harmonia bem como um meio de encontrar esses valores. Muitas vezes confundida com a “moral”, porém diferentemente da mesma trata-se de estudar alguns comportamentos como legítimo, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais.

Segundo Aristóteles, em “A Ética a Nicômaco”, a ética serve como a condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. Aristóteles enfatizava que o exagero motiva a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, podendo afetar o caráter humano prejudicando a imagem do homem social. Em sua principal obra sobre ética, o pensador justifica que a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, e não os seus prazeres, nem as honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos.

No âmbito profissional, a ética é relevante e primordial por estar presente nas menores atitudes. A ética empresarial condiz com um valor diretamente relacionado com a reputação e, consequentemente, bons resultados. Em todas as profissões existe uma maneira certa de decidir, de conduzir e fazer uma tarefa em uma determinada atividade profissional. Fazendo-se então primordial uma regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, deixa de ser mais filosófica, como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos. E para tal, existe um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão: o código de ética profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com