TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MOVIMENTO SOCIAIS

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.813 Palavras (16 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Movimentos Sociais

CASSIA MORAES- RA 4340829124

BIANCA CARVALHO- RA 4300066964

JUSSARA GOMES- RA 3869746432

LINA SANTANA- 4300066993

POLLYANNA NEIVA- RA 3810643464

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA TUTORA EAD: CELINA ANTÔNIA

Belo Horizonte - MG

Maio 2015

BIANCA P. CARVALHO- RA: 4300066964

CASSIA MARIA MORAES- RA: 4340829124

JUSSARA GOMES- RA: 3869746432

LINA SANTANA- RA: 4300066993

POLLYANNA NEIVA- RA: 3810643464

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas de Movimentos Sociais.

Tutora EaD: Celina Silva

Belo Horizonte - MG

Maio 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4

  1. AS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE....................................................5
  1. Movimentos sociais; definições e aspectos pertinentes....................................5
  2. Movimentos sociais na atualidade..................................................................6
  1. A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE         BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.........................................................................................9
  1. Democracia e Movimento social; uma abordagem acerca dos mesmos................10
  1. O PAPEL DAS ONGS NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS NA CONTEMPORANEIDADE.................................................12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................14

1. INTRODUÇÃO

O presente Trabalho tem como objetivo abordar um tema de fundamental importância para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional de Serviço Social, por meio do estudo das formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira.

Aprofundando o estudo e formação dos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis no Brasil, e investigando a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais

Abordando e refletindo a atual discussão teórica acerca do papel das ONGs nos rumos da democracia brasileira e da participação social na gestão pública, caracterizada pela aproximação entre Estado e sociedade civil resultante da abertura de novos canais de participação e pela expressiva atuação das chamadas organizações não governamentais que se autodenominam representantes legítimos de setores ou grupos da sociedade.

2. AS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE

2.1 Movimentos sociais; definições e aspectos pertinentes

Os movimentos sociais podem ser designados como grupos formados com certos e específicos objetivos em comum buscando a melhoria de questões sociais de interesse mútuo de seus constituintes, ou seja, trata-se também de uma reivindicação social.

Dentre os principais movimentos sociais no Brasil as ações coletivas mais conhecidas são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.  Os Movimentos sociais se baseiam em valores e crenças compartilhadas.

Nas últimas décadas foi implantado na maioria dos países da América Latina, uma forma de desenvolvimento fundamentado em concepções neoliberais, no qual as políticas públicas priorizam o pagamento de juros da dívida, o controle dos déficits e superávits financeiros, os fluxos de caixa, etc. em detrimento da oferta de serviços públicos para o atendimento dos direitos econômicos, sociais e coletivos dos cidadãos. Resultando assim, num cenário com altos índices de desigualdade social, concentração da riqueza, desemprego, redefinição do papel do estado, estabelecimento de políticas sociais assistencialistas de caráter compensatório, etc.
O movimento social é expressão máxima do sujeito coletivo em ação. Os sujeitos individuais têm seus pertencimentos, suas experiências vivenciadas e seus projetos. Constroem um coletivo quando confrontadas com outros pertencentes ao mesmo anseio. Sendo assim, os movimentos sociais são um dos mais importantes sujeitos coletivos, pois eles são resultantes e resultados de inovação e matrizes geradoras de saberes.
Deve-se salientar que só existe um grupo quando há um objetivo em comum, o objetivo faz com que todos se empenhem a favor do que necessitam.
Na atual conjuntura, é visível que inúmeras pessoas têm seus direitos negligenciados constantemente, em especial aquelas com menor poder aquisitivo ou com algum diferencial em relação aos demais. Os movimentos têm posicionado-se como uma forma de tentativa de libertação e luta contra a violação dos direitos dessa minoria.

 Porém, nem todos os grupos sociais surgem à luz da garantia de direitos e inclusão social, existem aqueles aglutinados como contracultura, com uma postura a lutar em oposição aos grupos que querem liberdade social. Um exemplo disto é o caso dos skinheads em contestação aos homossexuais.

Para compreensão e estudo tema proposto foi de grande valia a leitura do livro texto; Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo de Gohn.

2. 2 Movimentos sociais na atualidade

Na primeira parte do livro a autora destaca cinco pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado, mostrando onde há melhorias nesses movimentos ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos podem engessá-los integrando a sociedade a discutir e problematizar a esfera pública com vista à construção de novos modelos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com