TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Administração

Ensaios: ATPS Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------------3

Etapa 1 – Considerações do grupo-------------------------------------------------------------3

Etapa 2 – Argumentações sobre Trabalho, consumo e sociedade ---------------------5

Reflexão do grupo referente ao filme-----------------------------------------------------------6

Etapa 3 – Divergências Sociais------------------------------------------------------------------8

Etapa 4 -Exploração do meio ambiente------------------------------------------------------11

Conclusão--------------------------------------------------------------------------------------------12

Referências------------------------------------------------------------------------------------------13

Introdução

O estudo tem como objetivo principal situar problemas decorrentes das desigualdades sociais que são problemas que afetam a maioria dos países, principalmente os não desenvolvidos, ela abrange um “leque” que envolve vários tipos de desigualdade, desde a de renda, como a racial e escolar.

No desenvolver do estudo também será elencado preocupações com a exploração do meio ambiente, que nos últimos anos tem sofrido gigantescas alterações, provocadas pela ação do homem.

ETAPA1 – Considerações do grupo

CULTURA: É o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada comunidade repassa a seus integrantes através da educação e da convivência social. Portanto, faz parte da cultura de um povo diversas atividades dentre elas: músicas, danças, mitos, teatro, hábitos alimentares, rituais religiosos, língua falada e escrita, pensamentos, arquitetura, formas de organização social, etc.

A cultura em si, é aquilo que faz com que o homem seja aquilo que é numa comunidade específica e em seu próprio tempo. Falar de cultura é, essencialmente, falar das habilidades e do desenvolvimento do homem. A cultura é o desejo sem fim que o homem tem de se conhecer, desenvolver-se no mundo e escrever a sua história. Assim, podemos dizer que o fator cultural na vida dos povos, é a parte mais importante para conservar sua maneira de ser e de estar no mundo. Deste modo, afirmamos que há uma diversidade de culturas que convivem em diferentes tempos e lugares.

INDIVÍDUO: São pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais que conseguem conviver entre si, sendo no trabalho, como chefes e ou empregados, ou no próprio meio em que vivem.

SOCIEDADE: É um conjunto de pessoas que têm as mesmas ideias, costumes, vontades, preocupações, e que se comunicam entre si constituindo uma comunidade. Essa comunidade pode ser formada por membros da família ou por pessoas próximas, unidas nesse mesmo conjunto. Ela pode ser formada por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas. Entendemos então que a sociedade é um conjunto de indivíduos que têm a mesma cultura e maneiras de estar na vida e que interagem entre si para formar uma comunidade.

Em nosso país a noção popular de que poucos com muito e muitos com pouco gera diversos conflitos sociais. A má distribuição de renda gera a desigualdade social que prejudica os cidadãos em toda a faixa etária. Ela atinge principalmente os jovens de classe baixa que são impossibilitados de crescer socialmente por não terem uma educação de qualidade e por não terem oportunidades no mercado de trabalho justamente pela falta de preparo. Deparamo-nos então, com um mercado de trabalho com uma educação onde poucos são os jovens que conseguem ter uma melhor formação escolar e profissional e uma das consequências dessas questões é a violência urbana.

Antigamente vivíamos em uma sociedade que aceitava tudo sem questionar, não queriam saber para que serviam as leis, para que servia tal produto, porque tinha que adotar tal conduta e etc. Simplesmente aceitávamos as imposições sem em nenhum momento questionar. A Revolução Industrial Brasileira que ocorreu entre 1930 e 1956 mudou esse cenário ao trazer maior velocidade no processo de transformações da matéria prima e nas as relações de trabalho. Antes os trabalhadores que tinham acesso a toda parte do processo, passaram a operar as máquinas se limitando a somente a uma parte da criação. O trabalhador passou a receber salário que nem sempre correspondia ao seu potencial. As péssimas condições trabalhistas, os salários baixos e a carência de vários recursos deram origem ás primeiras greves e revoltas dos operários que mais tarde daria início aos movimentos sindicais.

A sociedade não permaneceu mais pacífica em meio a tanta desigualdade e exclusão. Ela foi para a rua, arregaçou as mangas e precisou dar um grito de “basta”. Entendemos que a melhor compreensão dos nossos direitos fará com que as situações sejam encaradas e resolvidas por uma nova ótica. A habitação não mais será vista como apenas uma necessidade de abrigo e proteção, mas como moradia digna. A segurança será vista como bem-estar e não apenas como necessidade de vigilância e condenação e o trabalho perderá o rótulo de necessidade de emprego e renda e passará a ser uma ação para a vida. A cultura de nosso país está mudando e as novas gerações serão influenciadas por todas essas mudanças. Estamos mais conscientes dos nossos direitos e também temos consciência de nossos deveres. Sabemos que devemos querer viver a cada dia mais para viver em uma democracia e devemos respeitar as diferenças. Nem todos terão a mesma cultura, mas isso não faz com que uma pessoa seja menos importante, mas esse fato só será entendido se as sociedades se respeitarem entre si.

A superação das desigualdades sociais deve sempre ser pensada em nível coletivo unindo os grupos explorados e oprimidos se voltando contra as fontes de exploração que se encontram na raiz do sistema capitalista. No fundo, o que queremos dizer é que a superação das desigualdades sociais caminha junto com a democratização plena da sociedade, portanto lutar por democracia é também lutar pelo fim das desigualdades respeitando a cultura e escolhas de cada indivíduo.

E esse respeito envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com