TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Administraçõa

Exames: ATPS Teoria Da Administraçõa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  4.856 Palavras (20 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Unidade de Porangatu

Curso: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ATPS apresentado à Faculdade Anhanguera Uniderp – pólo de Porangatu/Go, como requisito parcial de obtenção de nota da disciplina de Teoria da Administração.

Profª. de Ensino a Distância: Mônica Satolani

Profª. Tutor Presencial: Cynthia Helber Urias Rodrigues Campos

Porangatu-GO, Setembro de 2013

Introdução

A administração surgiu a partir do processo de relacionamento dos povos, a qual proporcionou a organização da comunidade, da sociedade, mediante os princípios de relacionamento pessoal, de sobrevivência e de desenvolvimento pessoal e profissional.

A necessidade de atender a subsistência dos povos implicavam dependência uns dos outros, porém os grupos reunidos em aldeia procuravam ser autossuficiente, a exemplo na época do sistema feudal nada era comprado: cada aldeia feudal era autossuficiente, e o servo cultivava o alimento e fabricava a própria mobília necessária, porém havia certas transações, isto é, intercâmbio entre mercadorias (ex: quem precisava de lã a conseguia trocando com vinho, etc.), o mercado semanal, nas proximidades, era a troca do excedente dos servos, porém altamente controlado por senhores e bispos.

As Terras eram fonte de tudo e medição de riqueza.

A partir da observação e da vontade de ver algo de melhor no seio da sociedade e do setor produtivo se implantavam novos conhecimentos

Etapa 1

Administração - Habilidade humana, e os Acontecimentos Sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração

Administrar consiste em organizar, regular, controlar procedimentos e ações com propósito de alcançar o desenvolvimento tanto do ponto de vista humano (desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe) como da produção (matéria-prima, ferramentas, máquinas, sistema industrial).

Identificamos na organização industrial as seguintes características (sistemas):

Sistema familiar: identificamos que no princípio da Idade Média, os membros de uma família produziam artigos para seu próprio consumo, e não para a venda. O trabalho não se fazia com o objetivo de atender ao mercado.

Sistema de Corporações: identificamos que durante toda a Idade Média a produção era realizada por mestres artesãos independentes, com dois ou três empregados, para o mercado, pequeno e estável. Os trabalhadores eram donos tanto da matéria-prima que utilizavam como das ferramentas com que trabalhavam. Não vendiam o trabalho, mas sim o produto do trabalho.

Sistema doméstico: em meados do século XVI ao XVIII, a produção era realizada em casa para um mercado em crescimento, pelo mestre artesão com ajudantes, tal como no sistema de corporações. Com uma diferença importante: os mestres já não eram independentes; tinham ainda a propriedade dos instrumentos de trabalho, mas dependiam, para a matéria-prima, de um empreendedor que surgira entre eles e o consumidor. Passaram a ser simplesmente tarefeiros assalariados.

Sistema fabril: a partir do século XIX até os dias de hoje, a produção para um mercado cada vez maior e oscilante, é realizada fora de casa, nos edifícios do empregador e sob rigorosa supervisão. Os trabalhadores perderam completamente sua independência. Não possuem a matéria-prima, como ocorria no sistema de corporações, nem os instrumentos, tal como no sistema doméstico. O capital tornou-se mais necessário do que nunca.

“No sistema de corporações, que surgira com a economia urbana, o capitalista tinha apenas um pequeno papel. Com o sistema de produção doméstica, surgido com a economia nacional, o capital passou a ter papel importante. Era necessário muito dinheiro para comprar a matéria-prima para muitos trabalhadores. Era necessário muito dinheiro para organizar a distribuição dessa matéria-prima e sua venda como produto acabado, mais tarde. Era o homem do dinheiro, o capitalista, que se tornava o orientador, o diretor do sistema de produção doméstica.” Ou seja, os artesões produziam em suas casas com suas ferramentas mais quem os controlava eram os intermediários.

A ampliação do mercado criou o intermediário, que chamou a si a tarefa de fazer com que as mercadorias produzidas pelos trabalhadores chegassem ao consumidor, que podia estar a milhares de quilômetros de distância. O próprio mestre artesão exercia 5 tarefas: era negociante, empregador, capataz e comerciante lojista, ou seja não bastava apenas ele produzir ele também tinha que executar todas essas tarefas. Foi então que surgiram os intermediários que fizeram com que a tarefa dos mestres se reduzisse a apenas três: “trabalhador, empregador, capataz. Os ofícios de mercador e comerciante deixaram de ser atribuição sua, O intermediário lhe entrega a matéria-prima e recebe o produto acabado. O intermediário coloca-se entre ele e o comprador. A tarefa do mestre artesão passou a ser simplesmente produzir mercadorias acabadas tão logo recebe a matéria-prima.”

O predomínio de qualquer estágio de desenvolvimento industrial não significa o desaparecimento total do estágio precedente. O sistema de corporações perdurou muito depois de ter aparecido o sistema doméstico.

“A velha ideia de que a terra era importante em relação ao total de trabalho sobre ela executado desapareceu.”

“O desenvolvimento do comércio e indústria, e a revolução dos preços, tornaram o dinheiro mais importante do que os homens, e a terra passou a ser considerada como fonte de renda.”

“... quando a indústria capitalista teve necessidade de trabalhadores, encontrou parte da mão de obra entre esses infelizes desprovidos de terra, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com