TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  16/6/2015  •  Artigo  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho do Claudio

        O Assistente Social na sua ação profissional transforma, altera  as condições objetiva e subjetiva de uma sociedade. Essa modificação foi possível através do uso da instrumentalidade, que surgiu e amadureceu conforme a trajetória histórica da profissão, adquirindo propriedade e capacidade em meio as relações sociais.

        Essa instrumentalidade é uma forma de mediar a questão fazendo com que, o profissional tenha um conhecimento geral do objeto estudado e dependendo de cada situação presente escolher a melhor maneira de agir para obter um bom fim. A instrumentalidade dividi- se em teórico- metodológico, ético- profissional e técnico- operativo, que  serão elucidado a seguir.

       No que tange o teórico- metodológico se baseia no conhecimento da técnica e do instrumento dividido no exercício profissional ao longo da trajetória, atribuindo a preocupação a sua articulação com a fundamentação teórico metodológico q permite apreender, refletir  e intervir criticamente na sociedade.

         O profissional qualificado deve conhecer a realidade fundamentada em teórica e metodológica, para poder enxergar a sociedade além dos fatos aparentes, apropriando- se de meios como: investigação, interpretação e relacionar ao ser social.

         Já no ético- politico, o agir do profissional não bastará, apesar de ser o maior conhecedor da teoria e metodologia da realidade, se não for abarcada nas ações no âmbito politico. É nele que possibilita o profissional avaliar e problematizar limites e possibilidades em seu processo de trabalho.

        Com essa razão, o engajamento dos Assistentes Sociais na observação de princípios e valores éticos da leitura da realidade social, na teoria social critica, na operacionalização do processo de trabalho, dando coerência entre o pensar e o agir do profissional.

        No técnico- operativo refere- se aos meios de trabalho adotados pelos profissionais na sua prática, pondo em ação os conhecimentos adquiridos historicamente. Visto que são realizadas de três maneiras como:

       - Observação: é saber ler, interpretar, observar o meio, as pessoas, as ações a relação de convívio; é uma forma de investigação procurando algum significado. A partir desta revelando hábitos, costumes e atitudes.

      -Entrevista: é um modo de comunicação, de informação adquirida para o sucesso da prática profissional, porém, para que tenha êxodo é necessário o esclarecimento da entrevista, garantir o anonimato e o sigilo da resposta.

      -Visita domiciliar: compreende uma relação com o sujeito no ambiente familiar, através da observação oferece ao técnico um maior número de possibilidades ao adentrar na vida do usuário.

      É importante ressaltar que, a visita domiciliar seja realizada  espontaneamente, não fazendo interrogatório, deixando- o a vontade, para que as informações sejam colhidas na mais veracidade  possível e mediante disso, a percepção da situação possa fluir normalmente.

       Portanto, neste contexto o processo de trabalho ou atividade profissional é compreendido como um conjunto de atividades prático- reflexivo voltadas para o alcance de finalidades, e a valorização do saber de ação em toda a sua dimensão como também a própria capacidade e propriedade adquirida no decorrer de sua história sócio- politico e econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com