TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessoria em serviço social

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Há muitos anos o Serviço Social tem sido referenciado ao compromisso do exercício profissional no campo da assessoria/consultoria.Tornou-se indispensável entender, de forma breve, as transformações ocorridas no mercado de trabalho nos anos de 1990 e a atuação do Serviço Social nesse período. Surge assim uma demanda para o Assistente Social; a Assessoria e Consultoria como prática profissional, discussão primaz presente neste estudo. Sendo assim, este portfólio pretende traçar uma reflexão acerca do tema. Ao requisitar os profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria nota-se neste sujeito uma capacidade de conhecimentos, teóricos e empíricos sobre políticas sociais na área de mobilização social. Os Assistentes Sociais vêm sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população.

Para Oliveira (2010), a Assessoria no Serviço Social está vinculada ao

projeto de formação profissional e à função social da universidade, “ao articular e

potencializar o tripé: ensino, pesquisa e extensão”, contribuindo na formação e no

fazer profissional qualificado e comprometido com a realidade.

         Assim, compreendemos que a atividade de Assessoria pode e deve ser

valorizada, principalmente no âmbito da universidade pública, onde se

efetiva na articulação entre ensino, pesquisa e extensão e enquanto campo

de estágio, (...) possibilitando, assim, a formação de um profissional que,

para além de consciente e comprometido ética e politicamente, é capaz de

realizar seu potencial critico, criativo e propositivo. (OLIVEIRA 2010, p.123)

Buscando o resgate histórico sobre o tema, nos anos 80, foi encontrado duas importantes questões sobre a Assessoria e Consultoria. A primeira refere-se a um artigo sobre Assessoria escrito por Balbina Ottoni Vieira, a qual trata da importância da Assessoria com pressupostos do estrutral-funcionalismo. A segunda questão é a experiência de criação de campos de estágio junto aos movimentos sociais.

Nos anos 90, houve um avanço na discussão sobre Assessoria e Consultoria, primeiro pela conjuntura da reestruturação produtiva e pelas mudanças ocorridas no Estado, como foi visto no tópico anterior. A partir desse contexto o Serviço Social passou a trabalhar na garantia dos direitos da população usuária. Nesse momento começa a aparecer profissionais trabalhando com Assessoria, voltados, principalmente, para a implementação de planos e políticas sociais.

Nos anos 2000, o tema Assessoria/Consultoria ganha mais destaque na iniciativa dos profissionais, porém ainda não existiam esclarecimentos sobre o tema. A Assessoria passa a ter diferentes conotações políticas, as faculdades e campos privados passam a criar espaços próprios, nesse período também crescem o número de textos a respeito do tema, principalmente o relato de experiências.

Analisando todo esse percurso, percebe-se que ainda hoje faltam fontes e documentos que esclareçam o que é a Assessoria e a Consultoria. Como já dito acima, a grande maioria das bibliografias encontradas são relatos de experiências, e falta embasamento teórico sobre o tema.

A Assessoria/Consultoria possui um debate sobre sua compreensão que ora é entendida como supervisão profissional e ora no trabalho interventivo junto às comunidades ou movimentos sociais, é ainda vista como militância política.

É importante entender o conceito de Assessoria e Consultoria dentro do Serviço Social, visto que parte das interpretações são retiradas de outras áreas do conhecimento, como da administração. É importante observar a origem e o sentido da palavra.

Assim, definimos Assessoria/Consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. (MATOS, 2006 p. 31)

O assessor/consultor deve deter conhecimentos específicos, ser estudioso e se manter atualizado, e principalmente saber expressar claramente suas proposições. O conhecimento para o profissional que atua com Assessoria e Consultoria é um instrumento para captar o movimento da realidade social.

Para se falar da prática de Assessoria e Consultoria, cita-se a atual lei de regulamentação da profissão de Serviço Social (Lei n. 8.662/93), onde se identifica o exercício de Assessoria e Consultoria como uma atribuição privativa do Assistente Social, assim como uma competência deste mesmo profissional.

Art. 4 Constituem competência do Assistente Social:

VII – prestar Assessoria e Consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

IX – prestar Assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

Art. 5 Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

III – Assessoria e Consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.

Portando, a Assessoria se dá no sentido de entender e repassar a matéria do Serviço Social, portanto deve ser realizada por um profissional graduado e compromissado com a profissão, bem como com a qualidade de seus serviços.

COMO É POSSÍVEL CONTRIBUIR, POR MEIO DA ASSESSORIA, CONSULTORIA OU SUPERVISÃO PROFISSIONAL, PARA A ATUAÇÃO DE OUTROS ASSISTENTES SOCIAIS?

No final do século XIX na cidade de New York EUA, surge o Serviço Social, devido ao crescimento populacional, gerando grandes problemas sociais.

Esse serviço viabiliza a ligação entre o Estado e a população carente, funcionado como a voz do povo, norteando direitos e deveres, prestando assessoria e consultoria aos mesmos.

No Brasil o Serviço Social foi regulamentado em 27/08/1957, e em 1993, regulamentou a criação do Conselho Federal de Serviço Social e os conselhos regionais.

Assim como outras profissões o Assistente Social não é uma ilha, precisa trabalhar junto a outros profissionais, necessitando de assessoria, consultoria, ou supervisão profissional.

Um dos exemplos ocorre na atuação junto a habitação, onde o trabalho é integrado com outros serviços, desde local, escolha dos habitantes através de perfil, pesquisas econômicas com outros setores, isso torna-se inviável trabalhar sem assessoria.

Assim, este primeiro passo não é pouca coisa, é um momento em que o assessor ou a equipe da assessoria clareiam para si, na realidade, a concepção política e teórica de assessoria. Contudo, não basta estar claro isso para o assessor, é necessário também que esteja claro para quem irá ser assessorado. Uma vez atingido o objetivo, principal ou não, da assessoria, está necessariamente não se acaba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com