TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência

Seminário: Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho é resultado de uma breve revisão bibliográfica, visando apontar os conflitos causados na adolescência, e o seu fator importante na adição de drogas.

O indivíduo nessa fase enfrenta o mundo dos adultos, para o qual não está totalmente preparado. Desfaz-se do seu mundo infantil, onde vivia confortavelmente sem muitos conflitos, no que diz respeito a sua dependência, tinhas suas necessidades básicas realizadas, e seu papel claramente estabelecido.

A adolescência é uma fase de ligeiras mudanças, representando um período da vida de novos comportamentos e sentimentos. Assim com essas mudanças repentinas, se dá o uso de drogas.

A conquista da própria identidade, a autoconfirmação e a busca de sua independência, leva o adolescente a experimentar novos comportamentos, isso implica em um desejo de ser visto como um adulto e ter uma identidade própria, diferente da de seus pais.

No processo da adolescência, a família é a primeira expressão de sociedade que o indivíduo tem o que vai servir de influência e de grande determinação nos comportamentos deste.

Assim, o adolescente se baseia nos modelos de comportamentos adultos que lhe está disponível, podendo ser o uso do álcool e drogas, que seria apenas mais um dentre vários outros que podem ser apresentados. O uso experimental, ou regular dessas substâncias acontece sob influência de vários fatores presentes em seu desenvolvimento.

Pesquisas comparando o usuário de drogas e o não usuário constataram que usuário e abusadores de drogas queixam se, com mais frequência de pais presentes fisicamente, porém não estão presentes emocionalmente, e da existência de conflitos entre os pais. Estudos ressaltam a influência da família negativa no uso de droga e delinquência.

Assim sendo, pretende-se com o presente trabalho apontar um estudo sobre a dependência química na adolescência, suas causas, seus efeitos na vida do indivíduo e no ciclo familiar. Nos dias de hoje, o uso de drogas e álcool na adolescência é cada vez maior, e quanto mais cedo se inicia, maior é o risco de desenvolver dependência. Perante o aumento do número de adolescentes que começam a fazer o uso das drogas, passou a existir a necessidade de pesquisar sobre o adolescente usuário, o envolvimento de sua família, que tem grande influência na vida deste, e o tratamento.

A partir dessa temática foi desenvolvida uma pesquisa através de revisão bibliográfica. Os locais de busca foram através de livros, artigos científicos e revistas.

O presente TCC- Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na seguinte ordem, introdução, revisão de literatura abordando no capitulo I a adolescência, no capítulo II a droga na vida do adolescente, e capitulo III o tratamento, no capítulo IV o papel do assistente social no auxílio ao adolescente dependente e por fim as considerações finais e bibliografia utilizada.

No primeiro capitulo será feito uma breve definição sobre a adolescência, abordando os conflitos psíquicos, sociais e familiares. Falando sobre a passagem da infância para a adolescência, a individualização, o estabelecimento de uma nova identidade.

No segundo capitulo será abordada a problemática da droga, apontando as definições e os efeitos das drogas, os fatores de risco, algumas características favoráveis e causas para que o adolescente procure as drogas, definindo também o uso abusivo, experimental e recreativo, que são fatores importantes para o tratamento.

No terceiro capitulo será apontado os diversos tipos de tratamentos, como terapia individual, terapia em grupo, entre outras que serão explicadas nesse capitulo.

No quarto e último capítulo será apresentado a importância do auxílio do assistente social para o adolescente que se envolve com drogas.

1.1 OBJETIVO GERAL

• Refletir sobre a fundamentabilidade do Assistente Social diante a problemática que engloba a drogatização e sua expansão em todas as classes sociais, oferecendo um programa de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes.

1.2 OBJETIVO ESPECIFICA

• Fortalecer a participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com