TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica Populacional Aglomerado de Indivíduos

Por:   •  3/5/2016  •  Monografia  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

Dinâmica Populacional

Uma população não se trata apenas de um aglomerado de indivíduos, mas de uma entidade biológica com características próprias, ou seja, pode ser definida como um conjunto de organismos de uma espécie que habitam uma entidade biológica com características próprias, ou seja, pode ser definida com um conjunto de organismos de uma espécie que habitam uma determinada área, em um determinado período de tempo.

Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo, é equivalente na densidade populacional

A densidade populacional nada mais é, do que a média do tamanho de uma população, que pode ser avaliada por sua área ou por unidade de volume. Por exemplo, em certa área de pastagem podem ser encontradas quatro codornas por hectare, em um aquário, pode haver três peixes por metro cúbico de água.

No entanto, a densidade populacional pode sofrer alterações, ou seja, a população pode aumentar divido ao crescimento da taxa de natalidade e a entrada de indivíduos, ou diminuir devido á consequência de mortes ou a saída de indivíduos da população.

O crescimento de uma população depende de sua capacidade de reprodução e de seu relacionamento com o ambiente. Isto é, sem que nenhum fator impossibilite ou impeça essa reprodução. Esses aspectos denominam -se potencial biótico, que é caracterizado por aumentar o número de indivíduos em certa área, em condições favoráveis.

Na natureza, entretanto, ocorre a resistência ambiental, que dificulta a sobrevivência e a reprodução dos indivíduos, devido ao clima desconfortável, a pequena disponibilidade de alimentos e água, e em decorrência das relações biológicas negativas, como a competição entre animais de uma mesma espécie.

[pic 1][pic 2]

Crescimento Populacional

  • População não controlada: Bactéria por exemplo, podem se desenvolver em laboratório, nos meios de cultura, em circunstâncias próximas das ideias, ou seja, com alimento abundante, temperatura adequada, remoção contínua de resíduos e ausência de inimigos naturais.
  • População controlada: Em condições naturais no entanto, a reprodução das bactérias geralmente é dificultada por fatores ambientais, com inimigos naturais, temperatura inadequada, escassez de água, de alimento ou de espaço e acumulação de resíduos.
  • Fase de crescimento lento: É o período inicial de adaptação da população às condições do ambiente.
  • Fase de crescimento rápido: Já adaptada, a população apresenta crescimento exponencial.
  • Fase de redução do ritmo de crescimento: Terminada a fase anterior, manifesta-se mais nitidamente a resistência ambiental, e a velocidade de crescimento diminui.
  • Fase de equilíbrio: Quando o número de indivíduos apresenta pequenas oscilações.

          “Uma população aumenta quando tem alimento abundante”

Fatores climáticos podem afetar as populações direta ou indiretamente, comprometendo a fotossíntese e a produção de alimentos.

Embora prejudiciais as relações biológicas impedem que as populações cresçam demasiadamente, esgotando recursos ou acumulando resíduos que poderiam prejudicar seu próprio desenvolvimento.

Quanto + predadores – presas, então os predadores passam a ter mais dificuldade de achar alimento e sua população diminui e as presas quanto menos atacada por predadores sua população aumenta reiniciando outro ciclo de expansão.                                                                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (154 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com