TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Esta pesquisa visa uma reflexão sobre o alcoolismo, os seus efeitos e as consequências que muitas vezes levam a morte, entender o que gera o alcoolismo, sendo ele uma conjuntura de problemas como, dependência abstinência, como sua dependência pode ser devastadora. O alcoolismo atinge os diversos aspectos da vida do individuo inclusive familiar, que associado as alterações de comportamento, geram violência intrafamiliar, desemprego, entre outros fatores. Os estudos comprovam que a família e a sociedade podem interferir no processo de alcoolismo, pois o mesmo associa uma das causas as questões sociais, como influente nesse processo, da mesma forma que é fundamental a presença da família no tratamento e recuperação e atuação do serviço com apoio e fortalecimento dos vínculos familiares e reinserção do individuo na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de um referencial teórico que permitiu identificar os efeitos e consequências do alcoolismo na vida pessoal e familiar, caracterizando o tratamento do dependente e a influencia da família no mesmo, apontando as razões que levam ao alcoolismo.

 

  INTRODUÇÃO

                          O presente trabalho aborda a percepção e reflexão sobre os impactos que o consumo do álcool em longo prazo pode causar nos mais diversos aspectos, essa questão está associada a outras questões sociais, apresentando as formas que o alcoolismo pode afetar o individuo e sua família.

                        O alcoolismo se manifesta silenciosamente, pois o individuo consome a bebida alcoólica de forma moderada, como forma socialização, posteriormente não sente mais os efeitos iniciais, de forma que o organismo está tolerante e necessita do aumento do consumo para sentir os efeitos é onde inicia o alcoolismo que é consumo excessivo de bebida alcoólica e de forma prolongada, é tratado como um vicio. O alcoolismo implica em uma conjuntura de efeitos e consequências tais como: abstinência, dependência física e psíquica, abuso, intoxicação por álcool, síndrome amnésica, demência alucinatória delirante de humor, assim com distúrbios sexuais, do sono, de ansiedade e outros distúrbios não específicos. Desenvolvem várias doenças, físicas, psicológicas, emocionais e no organismo tais como  a cirrose hepática,  afeta vários órgãos como coração, cérebro, entre outros. Além dos transtornos mentais, alterações no comportamento entre outros sintomas. Segundo o Ministério da Saúde (2009), a dependência física e psicologia com abuso da bebida alcoólica podem levar a morte. Considera-se a identificação do alcoolismo como doença física e social, pois o alcoolismo não afeta só o individuo, mas as pessoas que  fazem parte de sua convivência cotidiana. No aspecto social o impacto é sentido na família e na sociedade, com as alterações psicológicas e comportamentais o individuo tende a ficar mais violento, ocasionando violência física, brigas e maus tratos no ambiente doméstico, o alcoolismo  não só pela a violência ,mas pelo  estresse emocional causado diariamente pode comprometer o desenvolvimento físico, social e emocional da criança e adolescente, o que ocasiona a deterioração das relações  familiares, sociais e o descaso com as tarefas laborativas, acidentes de trânsito, crescimento da criminalidade. 

  CONCLUSÃO

                    Percebe-se que o álcool embora seja considerado uma droga psicotrópica, pelos efeitos causados inclusive de dependência, sempre esteve presente na sociedade é considerado até como símbolo de divindade através de rituais solenes. Apesar do consumo do álcool ser predominante na humanidade, é preciso conhecer os prejuízos que eles causam e mesmo muitos indivíduos tendo este conhecimento não abdicam ao consumo, pois álcool em excesso também mata, o consumo inicia-se de forma moderada  e aos poucos o organismo cria tolerância e necessita de doses mais elevadas para sentir os efeitos iniciais que gera o alcoolismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com