TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Transgênicos

Artigo: Alimentos Transgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

O alimento transgênico é aquele que foi produzido a partir de uma planta que teve sua semente modificada geneticamente, ou seja, os cientistas introduziram um gene de outra planta ou de outro ser vivo na semente.

Aspectos positivos dos alimentos transgênicos: Aumento da produção de alimentos, melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapeuticos), maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

Aspectos negativos dos alimentos transgênicos: Aumento das reações alérgicas, aumento da resistência aos pesticidas gerando maior consumo deste tipo de produto, apesar de eliminar pragas prejudiciais a plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode também matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas, poluição do meio ambiente.

Quando pesamos em adotar uma forma de alimentação mais saudável, exclusivamente “natural” é muito comum esquecermos que essa forma de produção de alimentos se torna muito cara para o produtor e para quem está na outra ponta o consumidor. A exploração desse tipo de agricultura só é variável em pequena escala pois somente assim o produtor poderá controlar as “ervas daninhas” além das dezenas de insetos, fungos, bactérias e outros seres vivos sem se utilizar dos defensivos agrícolas.

Em termos mundiais, é completamente inviável imaginarmos uma produção de alimentos sem agrotóxicos. Não basta produzir o alimento a preço baixo. Deve-se produzi-lo em quantidade para atender a uma população mundial.

Diversos países adotaram os alimentos transgênicos e como alguns deles exportam para o Brasil, podemos ingerir alimentos transgênicos sem que saibamos. Vários países se recusam a produzi-los, pois temem que os transgênicos possam ser nocivos sobre à saúde humana e prejudicar a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica, evitando assim possíveis problemas nas gerações futuras.

Questiona-se a garantia da segurança e qualidade alimentar e nutricional dos produtos, bem como, da solução da fome, isto é, como chegar a superação do problema alimentar do mundo. A segurança alimentar pressupõe o direito fundamental de acesso quantitativo e qualitativo de alimentos. Julga-se que não está nos alimentos transgênicos a solução para a erradicação da fome, bem como do oferecimento da segurança alimentar para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com