TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual De Aprendizagem

Trabalho Universitário: Ambiente Virtual De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Ciências Sociais apresentados à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Milton Andreza dos Reis.

Anhanguera Educacional

2013

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade

Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

A socialização é um processo de aprendizagem e assimilação de hábitos específicos de um grupo social, o que é também é um processo continuo e realizado através da comunicação e interação, especificamente na vida de qualquer individuo.

O processo se dá desde o nascimento, porém o primeiro e o principal é o processo primário, que é aquele em que a criança estabelece laços e relações com sua família, além do caráter biológico.

Ao se socializar com os membros da família a criança constrói a estruturação fundamental para a socialização do tipo da pessoa que ela será futuramente.

A vida em sociedade é pautada em relações sociais estabelecidas a partir de posições,assim por sua vez chamada de status.assim determina seu comportamento ou seu papel social,em outras palavras o individuo torna-se um objeto de admiração descriminação na sociedade.

É nesta etapa que assimilamos mais facilmente os valores que nos são incutidos, sem essa etapa fica mais difícil da pessoa se interagir com as outras pessoas.

Outra etapa muito importante é durante a fase da socialização na escola, porque nela nós aprendemos a lidar com normas e também a interagir com os colegas de diferentes culturas, valores e costumes, aprendendo com isso a aceitar as pessoas, independente de suas qualidades e defeitos e também a respeitar e ter limites.

Na escola muitas vezes nos identificamos mais com alguns colegas do que com outros, por estes por sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com