TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE REDE SOCIAL ATRAVÉS DE GRAFO EXTRAÍDO DA PLATAFORMA DE MÍDIA SOCIAL FACEBOOK

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DE REDE SOCIAL ATRAVÉS DE GRAFO EXTRAÍDO DA PLATAFORMA DE MÍDIA SOCIAL FACEBOOK

Lorraine Patiele Pereira Bispo1, Paulo Sérgio Atavila Júnior1, Tanilson Dias dos Santos2

1Graduandos do Curso de Ciência da Computação – UFT. e-mail: lorraine_patiele@uft.edu.br,  pauloatavila@uft.edu.br

2Professor Mestre do Curso de Ciência da Computação – UFT. e-mail: tanilson.dias@uft.edu.br

Resumo: Este trabalho faz a análise da rede social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Palmas com base em dados colhidos no Facebook. É efetuada uma análise estrutural do grafo coletado nesse ambiente, de forma que os resultados deste estudo trazem revelações a cerca de interações no grupo de domínio público UFT-Palmas de uma das mídias sociais mais famosas do Brasil. Revela ainda características existentes na rede social de estudantes da UFT campus de  Palmas que podem auxiliar no foco de assunto das postagens, escolha de temas para eventos estudantis e discussões acerca da instituição.

Palavras–chave: facebook, grafos de redes sociais, netvizz, teoria dos grafos, redes sociais

1. INTRODUÇÃO

 Desde o momento do nascimento o ser humano inicia a formação de uma teia de relacionamentos. A própria natureza humana se encarrega de estruturar a sociedade em rede. Apesar de ser um assunto que remota a existência da humanidade o estudo de redes é bastante novo, principalmente no que tange as  redes sociais.

Marteleto (2001, p. 72) define o termo redes  como sendo um "sistemas de nodos e elos, uma estrutura sem fronteiras, uma comunidade não geográfica, um sistema de apoio ou um sistema físico que se pareça com uma árvore ou uma rede". O termo rede social, comumente utilizado para referenciar mídias sociais, é tratado por  Braga, Gomes e Ruediger (2008, p. 134) como "um grupo de pessoas, de organizações ou de outros relacionamentos, conectados por um conjunto de relações sociais, como as amizades, o trabalho em conjunto ou a simples troca de informações". Já mídias sociais são descritas  por Kietzmann et al (2011, p. 241) como plataformas super interativas onde indivíduos e comunidades podem compartilhar, co-criar, discutir e modificar conteúdos. Assim é evidente que uma mídia social depende de uma rede social, mas o contrário não ocorre.

Outro conceito importante para a adequada compreensão deste estudo é o de grafos. O artigo  Solutio problematis ad geometriam situs pertinentis de Leonhard Euler, é dado como o marco inicial no estudo da teoria dos grafos. Neste artigo, Euler (1741, p. 128-140) discute o conhecido dilema existente na cidade de Konigsberg, hoje  Kaliningrado, em que procuravam saber se era possível sair e voltar de determinado ponto da cidade cruzando cada uma de suas pontes sobre o rio Pregel exatamente uma  vez.

 De acordo com Feofiloff, Kohayakawa e  Wakabayashi (2011, p. 08) um grafo é estruturado em "um par (V, A) em que V é um conjunto arbitrário e A é um subconjunto de V( 2 ). Os elementos de V são chamados vértices e os de A são chamados arestas". Jurkiewicz (2009, p. 6-7) afirma que um grafo bem definido deve conter um grupo de vértices e um grupo de arestas.

 Em diversos contextos é produtivo realizar estudo de redes sociais através das mídias sociais  como, por exemplo, na gestão de negócios, em análises de comportamento, compreensão da estrutura de organizações, etc. Usar de artifícios tecnológicos e da ciência da computação facilita tal estudo. A utilização da estrutura de grafos, é bastante útil, pois facilita a manipulação dos dados necessários.

2. MATERIAL E MÉTODOS

O netvizz é uma ferramenta que extrai dados de diferentes plataformas do Facebook (grupos, páginas, etc.) para fins de pesquisa. Este framework é destinado a pesquisas acadêmicas e requer, pelo menos, conhecimentos básicos de análise de dados para dar entendimento ao que foi recuperado. Com essa ferramenta foram extraídos os dados utilizados para gerar os grafos  estudados.

Os grafos estudados foram gerados e analisados no framework Gephi. O Gephi consiste em uma ferramenta para análise e compreensão de grafos que auxiliam analistas de dados a levantar hipóteses, e através de artifícios da análise espectral e de invariantes do grafo descobrir padrões, isolar singularidades, estruturas ou falhas durante o fornecimento de dados. 

Os dados trabalhados foram extraídos do grupo do Facebook UFT- Palmas, no dia 6 de outubro de 2016 às 18 horas, com o uso do framework netvizz. Em seguida a amostra de dados  foi utilizada no Gephi para gerar o grafo que representa a rede social dos estudante da UFT do campus de Palmas.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados resgatados no Facebook resultaram em um grafo com 222 vértices e 154 arestas. Neste grafo os vértices são usuários ou postagens realizadas no grupo UFT-Palmas e as arestas são curtidas, compartilhamentos ou comentários de usuários nas postagens, ou seja, as arestas representam as ações dos usuário nas postagens do grupo.

No total foram colhidos dados de 100 postagens com a participação de 122 usuários em 167 interações. O número de interações difere-se do número de arestas pelo fato de que duas interações de um único usuário em uma mesma postagem dão origem a apenas uma aresta.

O grafo que aparece na Figura 1 é  o resultado dos dados colhidos no grupo do Facebook UFT-Palmas.  Nele os usuários, que em sua maioria são estudantes da Universidade Federal do Tocantins no campus de Palmas, se relacionam através de interesses em comum. Nenhum usuário está diretamente ligado ao outro. Dois usuários relacionam-se através de fotos, links, status, vídeos, eventos ou notas em que ambos usuários tenham algum interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (357.8 Kb)   docx (198.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com