TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Preciosa

Por:   •  23/6/2017  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do Filme Preciosa

O filme evidencia todos os momentos de violência doméstica, psicológica e sexual a que a jovem Preciosa sofria, violência essa realizada por seus familiares, que detêm o poder sobre sua vida. Cardoso 2003 afirma que “A violência contra crianças e adolescentes “implica, de um lado, transgressão do poder de proteção do adulto e, de outro, coisificação da infância, isto é, negação do direito que Crianças e Adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.

A jovem fora violentada sexualmente por seu pai, e dessa relação de incesto que só nos tempos dos primórdios era visto como algo natural, onde irmão e irmãs, pais e filhos poderiam ter relações sexuais, nascera duas crianças, uma menina que era chamada de mongo ser portadora de Síndrome de Down, e um menino que era saudável, mas que quase morrera logo ao chegar em casa pelas mãos de sua avó.

Preciosa sofria diversas agressões físicas e psicológicas por parte de sua mãe, que a obrigava a realizar todas as tarefas domésticas e quando algo não estava do jeito que queria jogava o que nas mãos na jovem. “ A violência física ocorre quando alguém causa ou tenta causar dano por meio de força física, de algum tipo de arma ou instrumento que possa causar lesões internas, externas ou ambas”.

No ambiente escolar preciosa não conseguia interagir com os demais alunos, sofria bullying a todo momento por causa de sua cor e seu peso, fora então transferida para outro ambiente escolar onde a professora lhe dava a devida atenção, conseguindo assim fazer com que Preciosa se vise como uma pessoa e não como um objeto, como fora tratada durante toda sua vida.

Foi a partir do momento em que a adolescente juntamente com seu filho recém-nascido saiu de casa depois de serem agredidos de forma brutal que a mesma teve coragem de buscar ajuda. Com os vínculos familiares rompidos a jovem decidiu lutar para ter seus dois filhos ao seu lado.

Sua mãe, que durante a entrevista com a Assistente Social afirmou ser Preciosa culpada por seu Homem ter a deixado, aquele que a sustentava e que a amava. Sua mãe colocava o marido como um ser superior que tudo podia, por ser o homem da casa, o provedor, mas não aceitava o seu interesse por Preciosa e descontava todas as suas frustações em cima da adolescente que fora vítima desde pequena.

Uma família muito parecida com as famílias do passado em que não existia carinho, amor e proteção aos filhos, e que as uniões matrimoniais existiam apenas por interesses financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com