TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Psicológica do Filme Preciosa

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  2.900 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE –Filme: “PRECIOSA”

QUESTÕES PARA INTERPRETAÇÃO DO FILME

1. Qual a temática do filme? Quem são os principais personagens deste filme e que características físicas e psicológicas possuem?

2. Descreva com suas palavras como foi estabelecido o vínculo inicial de Preciosa com sua mãe, abordando como vimos na teoria de Erikson da importância do momento inicial da vida do ser humano.

3. Que consequências podemos ver em Preciosa sobre a desestruturação familiar e as mentiras contadas pela mãe.

4. Como você viu a atuação das Assistentes Sociais no filme? Que críticas, a partir de sua visão, você pode fazer e que consequências a atuação das duas causou no caso de Preciosa?

5. Qual foi o desfecho da relação de Preciosa com outro grupo que não o familiar? Que influências este novo grupo exerceu sobre ela?

6. Na relação com o texto estudado sobre o desenvolvimento psicossocial, como você pode descrever a fase em que Preciosa vive no filme?

7. Como Preciosa lidava com sua difícil condição de vida junto à sua mãe? A que ela recorria para suportar suas dores?

8. “Um dos medos frequentes nas crianças é o medo da ausência de seus pais, o medo do abandono. A criança, nos primórdios de sua vida, ainda não consegue separar fantasia de realidade, e, por também não conseguir quantificar o tempo, entende que as ausências podem ser sinônimos do abandono absoluto. Se a aprendizagem dessa separação necessária já é complexa em ambientes onde os pais lidam com o fato com tranquilidade, no caso de pessoas que tiveram experiências de negligência na infância, as marcas deixadas podem acarretar um medo de solidão e rejeição contínuos todas as vezes em que a pessoa não tiver perto de si (fisicamente) a pessoa amada. A ferida causada pelo abandono não é fácil de curar. A pessoa saberá que está curada quando os momentos de solidão não forem vistos como desamor e rejeição, e, dentro de si, existirem diálogos positivos e esperançosos”. Diante desta afirmação como você pode descrever a solução que Preciosa deu à sua vida no final deste filme? Comente sua resposta.

1 – O Filme trata da história de uma adolescente de 16 anos Claireece "Preciosa" Jones que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe , ela cresce sem perspectiva de futuro e sem qualquer tipo de amor. Além disso, Preciosa teve com seu pai uma filha apelidada de "Mongo", por ser portadora de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida de seu pai pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola e consegue uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida.

Preciosa é obesa e apática com sua situação e aceita por um bom tempo o que a mãe ordena, não fala, não tem amigos e se refugia na sua imaginação. Acredita que se fosse magra e branca poderia ter uma condição mehor.

Sua mãe também é gorda, porém menos que preciosa, me parece ser depressiva, não trabalha fica o tempo todo vendo TV e ordenando Preciosa a fazer as coisas, não se importa com nada, não se importa com o que come, com cuidados da casa e higiene pessoal, está o tempo todo submersa num mundo próprio que quase não é mostrada no filme. Por vezes é psicótica ameaçando Preciosa e a culpando pelo estado de vida em que estão, é dissimulada ao receber a visita de assistentes sociais para poder receber o benefício do governo.

2 – Ao meu ver não foi estabelecido vínculo algum, uma vez que a mãe nem chegou a amamentar a filha. A mãe apresenta problemas psicológicos graves, e é consciente dos abusos que a filha sofre com o pai e a culpa por eles. Ela não defende a filha, a odeia e a obriga a comer e a fazer os afazeres da casa e a mantém para receber algum dinheiro do governo já que ela não trabalha. Desde a infância não foi estabelecida confiança básica. Em Erikson ele afirma que numa construção de desconfiança básica, a criança pode se tornar agressiva e desconfiada, podem se tornar menos competentes, menos entusiasmadas e menos persistentes, características que notamos em Preciosa logo no começo do filme.

3- As consequências são de uma adolescente sem estudo, sem a ideia de uma possibilidade de mudança de vida, apática, sem amigos, sem perspectiva de futuro eu aceita suas condições sem questionar.

4 – A primeira Assistente Social, agiu apenas pensando em cumprir seu horário de trabalho e pronto. Ou seja preenche um formulário, constata o que se passa na família mas não procura questionar além do eu está escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com