TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Preciosa

Por:   •  15/3/2019  •  Dissertação  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO FILME “PRECIOSA”

O filme “Preciosa - Uma História de Esperança”, estreado no ano de 2009, de autoria de Sapphire, retrata a trágica história de Claireece Preciosa Jones, uma jovem de 16 anos que sofre constantes abusos de seus familiares e colegas de classe. Em meio às fortes cenas de maus tratos, Claireece aspira melhores condições de vida através dos estudos e por sorte, encontra uma pessoa disposta a ajudá-la nesta ambição, sua professora da escola especial “Cada um Ensina um”.

Ao longo da trama evidencia-se que além de agressões físicas, a protagonista sofre de ataques psíquicos que abalam seu emocional e deturpam sua visão de si mesma. A violência física e moral inicia em sua própria casa, o pai a estupra constantemente desde os três anos de idade, deixando-a grávida por duas vezes e portadora do vírus da AIDS, e a figura materna, que deveria representar um alicerce, a culpa por isso, a agride fisicamente e moralmente, criticando sua aparência, seu peso e sua capacidade intelectual.

Isso gera em Preciosa uma insegurança e o desejo de ser magra e ter a pele clara, o que a impede de se relacionar e conviver em sociedade. As críticas da mãe somadas ao bullying que enfrenta diariamente na escola a fazem se excluir, optando por sentar ao fundo da sala e não proferir palavra alguma.

O tratamento que recebe acaba por refletir em suas próprias atitudes para com os demais. Preciosa anda sempre com uma expressão fechada, apática, trata sua filha e vizinha com arrogância e desdém.

Ademais, o filme retrata ainda a negligência dos pais com sua educação e saúde. Aos 16 anos de idade, ela nunca havia ido ao médico e seu primeiro parto foi realizado no chão da sua própria casa, com sua mãe chutando sua cabeça.

A negligência também é fortemente identificada nos comportamentos da assistência social e da escola primária, que não buscaram conhecer a fundo a história da beneficiária, apenas “cumpriam” de forma fria, rasa e ineficaz as suas obrigações de fornecer dinheiro e educação, respectivamente.

Com isto, conclui-se que diversos são os tipos de abusos que podem ser praticados contra um indivíduo. Os danos psicológicos são tão graves quanto os físicos. Muita gente ainda possui um pensamento retrógrado de que doença mental não tem importância. Esse tipo de julgamento deve ser fortemente repreendido,

porque distúrbios psíquicos podem causar drásticas consequências, até mesmo físicas, como o auto-mutilamento ou mesmo o suicídio.

Importante destacar ainda que pessoas com histórico de analfabetismo, extrema pobreza e abusos sexuais merecem, não exclusivamente, mas principalmente, a nossa maior atenção e cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com