TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Johvana Azevedo De Oliveira- Ra: 8517915308

SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social ll e Psicologia e Serviço Social

ATPS de Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social ll e Psicologia e Serviço Social ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera, EAD, 3° semestre, orientada por Valéria Rossi Lourenço.

Taquara, 15 de abril de 2015.

Passo 01

Devido ao golpe militar o país entrou em período de ditadura que trouxe para a profissão ideias individualistas e os profissionais que discordavam disso tinham muitas represálias, os que trabalhavam em universidades quando chegavam em disciplinas que houvessem diálogos sobre política usavam códigos para expor suas ideias.

A psicologia na ditadura se voltou pros pensamentos desenvolvimentistas e se tornou objeto ideológico, pois através da psicologia se tinha o controle das pessoas e de suas ações, pois a psicologia era utilizada para necessidades políticas e econômicas do governo militar.

Chegando ao fim da ditadura muitos profissionais da área de psicologia não estavam satisfeitos com as ideias que a psicologia visava e começaram a questionar a responsabilidade social da psicologia, perdendo a visão individualista e criando uma visão coletiva. Assim começaram a apoiar os direitos humanos e a fazer manifestações sobre as teorias, origens e valores da psicologia.

Os psicólogos começaram a estudar cidadania, igualdade e a importância das atividades coletivas e a inclusão que ela proporcionava.

Até o momento surgem questionamentos sobre o quanto psicologia e assistência devem se envolver.

Passo 02

O Brasil viveu por 21 anos dentro de uma ditadura militar, onde era um regime autoritário, onde sofria ausência de democracia e aos que eram contra seu sistema político perseguiam, censuravam.

E com os assistentes sociais não foi diferente grande parte sofreu violações de direitos, torturas e morreram em prol de liberdade, da justiça social e da revolução.

A política social da assistência foi utilizada para diminuir as consequências trazidas pelo capitalismo, escondendo a exploração dos trabalhadores. Assim aconteceu uma grande crise econômica e aumento de problemas sociais, os brasileiros sofreram inúmeros danos, danos morais, danos físicos, foram submetidos a sobreviver com o desemprego e corrupção.

Em 60 aconteceu o movimento de reconceituação, buscando saber sobre as demais disciplinas sociais, econômicas e políticas, se inspirando nas manifestações nos outros países, buscando uma sociedade sem exploração, mudanças em relacionamentos pessoais, políticas e ideológicas e até mesmo econômica.

Três perspectivas são assumidas no processo de renovação do serviço social: Modernizadora: Assumi um contexto socioeconômico onde tem como base manutenção do poder, idealizando o desenvolvimento econômico, isto fica claro nos Encontros de Araxá em 1967 e de Teresópolis em 1970. Reatualização: Se volta pro passado, herança conservadora e não traz repercussões para a profissão, essa perspectiva ganhou força no Encontro de Sumaré em 1978. Ruptura: Se opõe ao serviço social tradicional, passando a questionar os acontecimentos da época.

As pessoas saem para as ruas buscando o fim do regime militar e o assistente social apoiando e objetivando a transformação social.

Passo 03

Durante os 21 anos de ditadura ambos tiveram grandes semelhanças, trabalhavam de certa forma juntos em prol dos brasileiros e seus direitos, direito como cidadão e direito como pessoas. Os profissionais de serviço social e psicologia que discordassem do regime sofriam represálias e ambas as profissões sofreram violações de direitos, foram induzidos a trabalhar a favor do regime militar, tanto o serviço social como a psicologia buscaram mudanças, pois foram capazes de perceber que o que estava acontecendo não era correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com