TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Ensaio: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Ensaio  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

5. A escola do evolucionismo social é considerada a primeira escola científica da antropologia, tendo essa afirmativa como base, disserte sobre as características dessa escola e sua importância para o estudo da cultura.

RESPOSTA:

Evolucionismo social se baseia nas teorias antropológicas de desenvolvimento social, onde os homens e as sociedades passam por diversos estágios evolutivos. É através do estudo do evolucionismo social que é possível um melhor entendimento e compreensão da cultura, pois por meio dele conseguimos entender o porquê da grande diversidade cultural existente entre os povos. Este explica que as sociedades se diferem, devido à existência de uma evolução, desenvolvimento das sociedades. A escala do progresso vai da mais simples para a mais complexa, ela é formada por três estágios: o selvagem, primeiro estado do homem, primitivo, considerado atrasado; seguido pela barbárie e este pela civilização, considerada o estágio mais evoluído, avançado e desenvolvido dos três, este seria o nível de evolução das sociedades ocidentais (Europeias).

6. Qual a importância da etnografia para a consolidação da antropologia enquanto área do conhecimento? Disserte sobre o tema apresentando as principais características da prática etnográfica.

RESPOSTA:

A etnografia é um método utilizado pela antropologia, que consiste na descrição de determinado povo ou etnia. Esta descrição só é possível através da coleta e análise de dados. O estudioso colhe depoimentos, faz entrevistas, registros visuais, mas para isso é necessário que o etnógrafo, ao mesmo tempo, observe e interaja diretamente com o objeto de pesquisa. Uma das principais características da prática etnográfica é a chamada observação participante, onde o etnógrafo participa ativamente da pesquisa, ou seja, ao mesmo tempo em que ele observa o objeto de estudo, ele também vive mesmo. Pode-se chamar este tipo de técnica, observação participante, portanto, de pesquisa de campo, pois esta acontece em ambiente natural e há a interação entre o pesquisador (observador) e o objeto de pesquisa (observado). Este tipo de estudo faz com que o conhecimento antropológico avance cada vez mais, pois o pesquisador convive com dado grupo social durante determinado tempo para, assim, poder descrever a cultura estudada de forma eficiente, dando-a mais credibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com