TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Seminário: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Seminário  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

A Antropologia tem dimensões biológicas, sócio culturais e filosóficas, tendo toda investigação valendo-se dos métodos comparativos em busca de respostas a uma infinidade de perguntas, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, nas manifestações culturais do comportamento e da vida social entre grupos humanos (o indivíduo pode ter um comportamento individual, mas o mesmo indivíduo pode ter outro comportamento em grupo), isto porque o homem é diferente da natureza. Como ciência do biológico e do cultural tem como objeto de estudo o homem e suas obras. Ex: O estudo do homem fóssil, suas mudanças evolutivas, sua anatomia e suas produções culturais.A Antropologia como Ciência Social - propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.

Vista como uma Ciência Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, etc.Partimos do princípio que a natureza humana é a essência do homem, e para diferenciar das coisas do universo esta natureza apresenta-se em aspectos:

Os fatores ambientais exercem poderosa influência no desenvolvimento de personalidade. Uma pessoa vem a ser o é por causa dos padrões culturais do seu ambiente. Os seres humanos estão sujeitos a mudanças comportamentais, como por exemplo o indivíduo pacífico que, ao se juntar com uma multidão colérica e intempestiva, torna-se mais um elemento da massa.

A Antropologia tem um aspecto triplo, como se segue:

• CIÊNCIA SOCIAL – entender o homem inserido em grupos; • CIÊNCIA HUMANA – entender os costumes, ritos, crenças, linguagens;

• CIÊNCIA NATURAL – entender o aspecto fisiológico e evolutivo;

A antropologia vista como uma Ciência Natural - interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução. A antropologia tem dois grandes campos de estudo:

Antropologia Cultural ou Social - estudo diferencial das crenças e das instituições de um grupo, concebidas como fundamento das instituições sociais e consideradas em suas relações com a personalidade. Estudo do homem como fazedor de cultura, investigando suas culturas no tempo e espaço, origens e desenvolvimento. Como ciência social seu objetivo consiste nos modos de comportamento hereditário e por aprendizagem. É o homem criando seu meio cultural mediante formas diferenciadas de comportamento, e evidenciando o caráter biocultural do desenvolvimento humano. O campo de estudo da Antropologia Cultural abrange:

O homem possui certas características que o distingue dos outros animais, tornando-o diferente em relação ao resto da natureza, é um ser inventivo e progressivo, usa linguagem profissional (escrita e oral), é um animal pensante, criatura que possui senso ético com uma consciência moral (certo/errado), ser reflexivo, religioso, dotado de emoções estética, animal social e político, criatura finita e inacabada. Para responder o que é o homem, a antropologia tem dimensão biológica, sócio cultural, filosófica.

Podemos dividir os métodos em: histórico, estatísticos, etnográficos, comparativo ou etnológico, monográfico ou estudo de caso, genealógico, funcionalista. As técnicas podem ser divididas em: observação, entrevista, formulário.

Relativismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com